Rui Car
01/03/2018 15h26

Mitos sobre cada signo que não passam de mentiras

por Leonardo Uller

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Há muitos séculos, a astrologia é um tema amplamente popular e discutido por pessoas ao redor do mundo, sendo que a sua própria influência ditava os rumos de várias nações, uma vez que nobres costumavam usá-la para escolher os melhores momentos para realizar casar ou entrar em guerra, por exemplo. Com o avanço da ciência, esse estudo foi perdendo espaço, mas ainda serve como uma interessante ferramenta de autoconhecimento para muitas pessoas, tendo se popularizado bastante nos últimos anos aqui no Brasil. Porém, você com certeza já deve ter ouvido uma série de informações sobre diversos signos que parecem verdadeiras, mas não passam de mitos ou de interpretações rasas e exageradas da essência dos signos. Abaixo, levantamos uma afirmação sobre cada signo que não batem com a realidade.

 

Áries – “Todo ariano é explosivo”

Os arianos são famosos por serem donos de um temperamento difícil e, muitas vezes, se revelarem explosivos e irredutíveis. O mito até tem um fundo de verdade: por ser o primeiro signo do zodíaco, Áries é dono de uma energia mais impulsiva e pioneira, gostando de liderar os outros e fazer as coisas mais do seu jeito. No entanto, Áries pode saber, sim, ser diplomático e mais cordial, especialmente se o seu nativo tiver uma presença mais forte no seu Mapa Astral de astros em outros signos.

 

Touro – “Touro só sabe comer e dormir”

Essa é clássica: quando se fala em Touro, imediatamente se pensa em comida e em preguiça, como se seus nativos fossem incapazes de fazer qualquer outra coisa em suas vidas. Na verdade, Touro é um dos signos mais determinados e com força de vontade no zodíaco e, uma vez que estão decididos a fazer algo, dificilmente pararão até completarem suas tarefas. Basta pensar no touro, animal extremamente forte. Essa fama de preguiça e gula vem muito da ligação do signo com o materialismo e os prazeres que a vida oferece, como a mesa farta e a sexualidade.

 

Gêmeos – “Geminiano é duas caras”

Essa é outra afirmação que conta com um fundo de verdade. O signo de Gêmeos está associado com o mito grego de Castor e Pólux, irmãos gêmeos que batalhavam juntos. Castor era mortal, enquanto Pólux era divino e imortal. Essa dualidade é tipicamente Geminiana, o signo que consegue olhar uma questão por diversos pontos de vista e, por isso mesmo, com dificuldade em tomar posição – sabendo ter a visão dos deuses e a dos meros mortais. Porém, é importante não confundir a tendência a ver a vida por vários aspectos, com falsidade.

 

Câncer – “Câncer é muito fraco e dependente dos outros”

Por serem nativos de um dos signos mais dóceis do zodíaco, os cancerianos acabam levando a fama de serem excessivamente sensíveis e muito fracos. Isso acontece porque as pessoas confundem a doçura do primeiro signo de água e sua forte capacidade sentimental com fraqueza e falta de determinação. Vale lembrar que Câncer é representado pelo caranguejo, animal capaz de carregar sua família inteira nas costas. Assim, dificilmente as pessoas que dividem o signo com mulheres fortes e líderes como Meryl Streep e Gisele Bündchen podem ser chamadas de fracas.

 

Leão – “Leão só quer saber dele mesmo”

De fato, os nativos de Leão costumam ser pessoas bastante orgulhosas e que gostam muito de chamar atenção e ter os holofotes para si mesmas. Nem poderia ser diferente quando se pensa no signo regido pelo Sol. No entanto, apesar dessa necessidade de atenção, Leão costuma ser um dos signos mais generosos com as pessoas que amam, sendo capazes de sacrificar o que for necessário para proteger e defender os seus. Mesmo não sendo uma tendência naturalmente altruísta. É claro que há muita generosidade por parte dos leoninos.

Foto: Reprodução/Pexels
 
 

Virgem – “Virgem quer sempre as coisas do seu jeito”

O mito é baseado em uma meia-verdade. Virgem é o signo que tem a missão de compreender o mundo olhando para o pequeno, como um cientista que olha uma molécula pra entender o mundo. É claro que esse hábito faz com que os virginianos foquem muito em detalhes e pequenas coisas. Mas Virgem é um signo filho de Mercúrio, astro da comunicação e do comércio, e, assim, tende a ser dono de uma alta capacidade de argumentação e até algum jogo de cintura e, com isso, sabe ser mais maleável e capaz de negociar.

 

Libra – “Libra não é capaz de tomar nenhuma decisão”

O símbolo de Libra é a balança da justiça, capaz de pesar os mais diversos aspectos de uma situação antes de agir. O libriano costuma ser o diplomata nato, capaz de ouvir todos os lados de uma contenda até adotar a posição que considera mais correta. É fato que se a pessoa trabalhar mal a sua energia, ela pode acabar sem nenhuma capacidade de ação, mas esse tipo de caso é raríssimo. Libra pode até demorar um pouco mais para se posicionar, mas isso acontece principalmente por sua necessidade de ser justo naquilo que faz.

 

Escorpião – “Escorpião é vingativo e perigoso”

Esse é, com certeza, um dos estereótipos mais famosos e mentirosos do zodíaco. O escorpiano tende a ser um grande espelho do zodíaco. Se a outra pessoa for carinhosa e gentil, dificilmente o escorpiano a tratará mal. Ao contrário, o escorpiano tende a abrir bastante sua energia para os outros quando se conecta profundamente, sendo muito dócil e amigável. Tanta abertura que pode trazer reações mais complicadas quando é tratado mal. Mas, até aí, quem não fica mais magoado e acaba reagindo agressivamente quando é mal tratado?

 

Sagitário – “Sagitário é irresponsável e só quer saber de festa”

O signo mais animado do zodíaco, de fato, conta com essa energia mais festeira, sendo a alma de qualquer festa e dono das melhores piadas. Mas Sagitário é muito mais que isso. O signo é representado pelo Centauro, animal dotado de uma sabedoria extrema, que atira sua flecha para o alto para atingir seus sonhos mais altos, inspirando e ajudando as outras pessoas no caminho a crescerem também.

 

Capricórnio – “Capricornianos são donos de um coração de gelo”

Outra crendice zodiacal que é totalmente incorreta. Capricórnio é um dos signos mais ligados com a noção de família, sendo muito associado com a visão arquetípica do Pai, aquele que, tradicionalmente, provém a família de conforto material e estabilidade. Isso faz com que os capricornianos sejam pessoas com uma tendência a proteger e cuidar muito das pessoas que amam, realidade bem distante da ficção do coração de gelo.

 

Aquário – “Aquário é totalmente do contra”

Essa é outra crença popular que até tem algum embasamento nos estudos astrológicos. Aquário é regido por Urano na Astrologia Moderna, planeta muito associado a revoluções e mudanças bruscas de cenário. Assim, seus nativos costumam pensar fora da caixinha e são naturalmente mais criativos e a frente de seu tempo. Porém, o aquariano tende a ser dono de um forte sentido de comunidade e costuma gostar de cooperar para dar sempre o seu melhor nas reuniões em que está envolvido.

 

Peixes – “Peixes é um signo muito inocente”

Dos três signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes), os piscianos são os mais vulneráveis e com a sua energia mais aberta para os outros, misturando-as muito facilmente com quem vem de fora. Porém, por ser o signo com mais capacidade de gerar empatia nos outros e ligações mais profundas, os piscianos acabam aprendendo muito sobre as emoções humanas, o que faz com que essa fama de serem excessivamente inocentes seja falsa.

Justen Celulares