Rui Car
05/06/2017 09h52 - Atualizado em 05/06/2017 09h54

Mudar os horários das refeições pode ajudar quando há mudança de fuso horário

No estudo, os pesquisadores analisaram o impacto

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Aqueles que viajam com frequência conhecem as dificuldades da mudança de fuso horário: um estado de sonolência e moleza que nos deixa morrendo de sono, mas não nos permite descansar profundamente.

 

Se você costuma tentar resolver esse problema com medicamentos para dormir ou com algumas taças de vinho, saiba que há uma solução muito mais simples: mudar o horário das suas refeições. É o que uma nova pesquisa sugere.

 

No primeiro estudo deste tipo realizado com seres humanos, pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descobriram que alterar suas refeições antes de viajar para adequá-las ao horário do seu destino, pode ajudar a sincronizar seu relógio biológico.

 

Eles também acreditam que este método pode ajudar quem trabalha em períodos noturnos e tem dificuldade para pegar no sono.

 

“Alterar os horários das refeições pode redefinir o relógio biológico, regulando o metabolismo do açúcar, sem o uso de medicamentos,” diz o autor principal do estudo, Dr. Jonathan Johnston.

 

“Isso irá nos ajudar a definir regimes de alimentação para reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde como a obesidade e as doenças cardiovasculares em pessoas com transtornos do ritmo circadiano”.

 

“Então, se você está voltando de um país com outro fuso, tente se alimentar em horários próximos aos que você costuma fazer suas refeições em casa”.

 

No estudo, os pesquisadores analisaram o impacto decorrente da alteração dos horários das refeições nos relógios biológicos de 10 voluntários que receberam um café da manhã, almoço e jantar.

 

Na primeira etapa do estudo, o café da manhã foi servido 30 minutos após os participantes terem se levantado, com as refeições seguintes sendo servidas em intervalos subsequentes de cinco horas.

 

Na segunda etapa, os voluntários tomaram café da manhã cinco horas após acordarem.

 

Imediatamente depois de cada etapa, amostras de sangue e gordura foram colhidas para determinar o ritmo circadiano dos voluntários.

 

Os resultados mostraram que adiar as refeições em cinco horas também atrasa o ritmo do açúcar no sangue na mesma proporção, provando que controlar os níveis de açúcar pode ajudar a sincronizar o seu relógio biológico.

 

“Foi comprovado que mudanças constantes no fuso horário e o trabalho realizado em turnos causam efeitos negativos no corpo, incluindo transtornos metabólicos,” explicou o Dr. Johnston.

 

“Alterar o horário das refeições pode redefinir o relógio biológico, regulando o metabolismo do açúcar sem o uso de medicamentos”.

 

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido tem a mesma opinião, e afirma que os sintomas causados pela mudança de fuso horário podem ser combatidos com o estabelecimento de uma nova rotina, antes de viajar: “coma e durma nos horários do seu novo destino, e não na hora em que você costuma comer e dormir em casa”.

 

 

Sarah Young

The Independent

Justen Celulares