Rui Car
25/04/2017 09h55 - Atualizado em 25/04/2017 08h18

Mulher com síndrome do ovário policístico assume sua barba e transmite mensagem de autoestima

“Eu não quero mudar … estou feliz comigo do jeito que sou”

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Em um esforço para empoderar outras pessoas, uma jovem mulher que tem uma barba devido a um transtorno hormonal, decidiu parar de esconder seus pelos faciais.

 

Alma Torres, fotógrafa de 24 anos do Bronx, em Nova Iorque, foi diagnosticada com síndrome do ovário policístico (SOP) quando tinha 16 anos. O transtorno pode causar ciclos menstruais irregulares, acne, ganho de peso, infertilidade, e crescimento excessivo dos pelos corporais. No caso de Alma, surgiu a barba.

 

“Eu já fui chamada de ‘feia’ e já me disseram que eu deveria ‘me matar,’” disse ela ao Daily Mail. “As pessoas já me falaram ‘vá depilar o seu rosto’ e me chamaram de ‘câncer.’” Ela acrescenta que sempre recebe críticas e comentários maldosos na Internet, e quando as pessoas tentam tirar uma foto sua na rua, “eu só sorrio e dou risada. Eu sei que não é nada demais, então não ligo”.

 

Em agosto do ano passado, Alma decidiu parar de fazer a barba e aceitar a sua aparência. Ela tem o apoio de Taylor, seu namorado há cinco anos. O jovem de 22 anos não apenas acredita que os pelos faciais de sua namorada são “belos” e “naturais”, mas também ajuda Alma em sua rotina de beleza, removendo os pelos rebeldes.

 

“Eu contei a Taylor sobre a minha barba quando começamos a namorar,” disse Alma ao Daily Mail. “Naquela época, eu raspava a barba, então havia momentos em que ele me via frustrada e me ajudava nisso. Quando eu comecei a ficar mais velha, olhei para ele e perguntei, ‘Amor, e se eu deixar minha barba crescer? Isso iria incomodá-lo?’ A resposta dele foi ‘Não, são apenas pelos. É algo normal.’”

 

Taylor falou sobre sua namorada para o Daily Mail: “Ela é linda para mim, e sua barba não a define. São apenas pelos, e eles não têm nada a ver com a forma como uma pessoa se sente … o que está dentro de nós é o que importa. É algo natural e não há nada de errado com isso”.

 

Alma, que não respondeu aos pedidos do Yahoo Beauty para comentar este artigo, não é a única mulher com SOP que pretende erradicar o estigma envolvendo esta síndrome. Harnaam Kaur, uma modelo britânica de 25 anos detentora do recorde do Guinness Book por ser a mulher mais jovem a ter uma barba completa, trabalha para promover a aceitação corporal e a autoestima desde que decidiu parar de se barbear quando tinha 16 anos.

 

 

Pensei em abençoar a timeline de vocês com uma selfie minha! ???????? Estou brincando! Esta imagem vale milhares de palavras! Os olhos dela são tão bonitos! As unhas dela são maravilhosas! As sobrancelhas dela estão sempre lindas! Mas o mais importante: a alma dela é fantástica! Eu não sei por que estou falando de mim mesma na terceira pessoa! Na verdade, às vezes não consigo acreditar que esta mulher sou eu! Forte Bonita Empoderada Amável Compassiva. Eu não consigo acreditar que já cheguei tão longe na vida! Como posso ter ousado chegar até aqui! Deus sabe que eu nunca vou parar, e eu não posso parar!

 

 

Harnaam já posou para uma revista de noivas com a barba decorada com lindas flores coloridas. Seu retrato está em uma exibição na Somerset House em Londres. Ela também já desfilou para a joalheira Marianna Harutunian, cujas clientes incluem celebridades como Lady Gaga e Nicki Minaj. Harnaam recentemente disse ao the Guardian que está “colaborando com diversas revistas e aparecendo na televisão o máximo possível, para mostrar às mulheres que você não precisa ter uma determinada aparência para ser feliz”.

 

No entanto, ela insiste que outras mulheres com SOP devem seguir suas próprias regras de beleza. “Eu vivo sob o lema ‘Meu corpo, minhas regras,’” ela disse. “Se deixar seus pelos crescerem faz com que você se sinta desconfortável ou deprimida, livre-se deles; caso contrário, se você os tem, arrase com eles”.

 

Alma concorda completamente. “Eu quero dizer a outras mulheres com SOP que isso é o que você é, mas se você quiser mudar, tudo bem. Se você se sente confortável, não mude,” disse ela ao Daily Mail. “Eu não quero mudar … estou feliz comigo do jeito que sou”.

 

Elise Solé
Yahoo Beauty

Justen Celulares