Rui Car
25/04/2017 16h10 - Atualizado em 25/04/2017 13h58

Mulher fica “depressiva” após comentário maldoso de colega de academia sobre seu corpo

Kim perdeu 34 quilos nos últimos dois anos

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Julie Ana Kim, influenciadora digital, revelou a seus mais de 58 mil seguidores no Instagram que uma conversa recente com um aluno da sua academia fez com que ela se sentisse “machucada, envergonhada e extremamente magoada”.

 

Kim, que perdeu 34 quilos nos últimos dois anos e está documentando sua transformação no Instagram e no YouTube, começou o post de 16 de abril falando sobre quão longe ela havia chegado em sua jornada rumo ao bem-estar físico e emocional. No entanto, recentemente, um aluno da academia que ela frequenta testou a sua força.

 

 

“Ele disse que eu era muito corajosa em continuar indo à academia, mesmo com o meu tamanho,” ela escreveu. “E continuou falando e teve que se segurar para não me chamar de gorda, mas usou suas mãos para mostrar o quanto eu era grande enquanto dizia que, se fosse do meu tamanho, ele não conseguiria se imaginar indo à academia”.

 

Kim disse ao Yahoo Beauty que ela escolheu malhar em casa ou em academias pequenas durante os primeiros seis meses da mudança de seu estilo de vida, para evitar olhares negativos dos outros frequentadores do local.

 

“Quando eu estava extremamente acima do peso, sentia ansiedade só de pensar em ir à academia porque achava que quase todas as pessoas lá já estavam em forma e estariam me julgando porque o máximo que eu conseguiria fazer seria caminhar na esteira,” disse ela ao Yahoo Beauty. “Eu me sentia intimidada, mas depois de um tempo, percebi que a maioria das pessoas estava preocupada com seus próprios treinos. Todos estavam lá para melhorar a si mesmos”.

 

Na verdade, com o tempo a academia se tornou um “lugar seguro” para ela.

 

“Ninguém nunca me incomodou ou me disse algo ofensivo – até esta experiência recente,” Kim admite.

 

Sim, as palavras importam. Pesquisadores da Escola Perelman de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, afirmaram que receber críticas em relação ao corpo – seja online ou em público – pode afetar a saúde da vítima e aumentar seu risco de desenvolver doenças metabólicas e cardiovasculares.

 

Depois do que aconteceu, Kim foi até o banheiro e chorou. Ela conta que sua comunidade social online, a amiga que testemunhou a interação, e uma completa estranha da academia a ajudaram a secar as lágrimas. “Eu percebi que esta é a minha própria jornada e que sempre haverá pessoas que tentam colocar os outros para baixo, talvez porque tenham suas próprias inseguranças ou problemas,” explicou ela ao Yahoo Beauty. “Eu estou na academia para melhorar e me tornar mais saudável, e eu nunca deveria sentir vergonha disso”.

 

A ciência prova que há muito poder nos fóruns online. De acordo com um estudo de 2017 publicado na revista científica International Journal of Research into New Media Technologies, pesquisadores concluíram que sites voltados para a perda de peso e comunidades virtuais, podem oferecer conselhos úteis e motivacionais, o que ajuda a manter o bom humor e o otimismo.

 

Embora Kim queira acreditar que o aluno da academia estivesse tentando lhe oferecer palavras de incentivo, ela acrescenta que os comentários dele ultrapassaram os limites, independentemente das suas intenções.

 

“Eu acho que se ele viesse até mim e dissesse que havia notado que eu ia à academia todos os dias e que estava inspirado ou ‘orgulhoso’, esta teria sido uma história diferente,” ela diz. “Em vez disso, ele ficava mencionando o meu tamanho e o quão grande eu era, repetidamente, e me diminuiu na frente de outras pessoas”.

 

Como seu objetivo é inspirar outras pessoas continuamente em suas jornadas de perda de peso, Kim tem uma mensagem para compartilhar com aqueles que já sofreram com as críticas enquanto estavam fazendo atividade física:

 

“Lembre-se de que você está fazendo isso por si mesmo, pela sua saúde e pelo seu bem-estar,” disse ela ao Yahoo Beauty. “Não deixe que os comentários insensíveis de outras pessoas o impeçam de viver a melhor vida que você pode viver. Mantenha o foco nos seus objetivos e continue em frente. E lembre-se: sempre haverá pessoas que irão apoiá-lo ao longo do caminho!”

 

Quanto aos alunos cheios de opiniões, espalhados pelas academias, pensem duas vezes antes de falar algo sobre esse tema. “Todo mundo está na academia para melhorar, para ser mais saudável, então por favor evitem falar com uma pessoa para diminuí-la,” postou Kim.

 

 

Amy Capetta

Yahoo Beauty

Justen Celulares