Rui Car
08/02/2019 17h00 - Atualizado em 08/02/2019 17h01

Mulher perde incríveis 120kgs seguindo plano traçado pelos amigos

Anna está animada para comprar roupas novas

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Anna Kambranis não se deu conta de que tinha um problema, até que seus amigos agiram para ajudá-la. A mulher de 46 anos tinha o que ela classificava como uma “vida entediante”, na qual lutava contra seus 206kg para subir um lance de escadas sem perder o fôlego e não sabia quase nada sobre nutrição e fitness.

 

Atualmente, pouco mais de um ano depois, ela perdeu impressionantes 120kg, e suas dores nos joelhos e nas costas praticamente desapareceram.

 

“A minha vida mudou drasticamente. Antes eu passava o dia comendo sentada no sofá, e agora faço atividades todos os dias. É uma grande mudança,” disse Anna ao Yahoo Lifestyle.

 

Ela perdeu 120kg e gostaria de se preparar para correr uma maratona, no futuro. Foto oferecida por Anna Kambranis
 

“Antes eu usava o carro, mas agora vou andando a todos os lugares. Eu posso entrar em uma loja e me sentir confortável, pois sei que posso experimentar todas as peças,” ela conta.

 

“É uma sensação ótima”.

 

Anna, de Melbourne, Austrália, estava negando subconscientemente o quanto a sua saúde havia se deteriorado ao longo dos anos, e havia também esquecido o quanto gostava de sair de casa.

 

No primeiro dia de 2018, os amigos mais próximos de Anna entraram em um avião para dar início a uma conversa corajosa que mudou a vida dela.

 

Preocupados com a saúde física e mental de Anna, seus amigos se arriscaram e a inscreveram no Vision Personal Training, com o instrutor Kyle, esperando que ela concordasse em ir – mas sem ter muita certeza disso.

 

Anna chegou aos 206kg antes de começar sua jornada para perder peso. Foto oferecida por Anna Kambranis/Vision
 

“Eles se sentaram comigo e disseram que tinham comprado 12 sessões, e queriam que eu desse uma chance ao programa,” ela conta.

 

“Eles disseram que estavam muito preocupados, e que vinham conversando com meu personal trainer e com a minha família há um mês”.

 

Anna admite que, a princípio, ficou muito brava com a abordagem dos amigos.

 

“Eu não gosto de ser pressionada a fazer as coisas, detesto isso. Eu sabia que estava gorda e sabia que este era um grande problema, mas preferia ignorar. Você não quer pensar no assunto ou admitir o que está acontecendo”.

 

“Mas eles me deram aquele empurrão e me ajudaram a melhorar”.

 

Para Anna, a maior prioridade era a nutrição, e um dos primeiros passos era se livrar de todos os alimentos pouco saudáveis que ela tinha em casa.

 

Ela também se comprometeu a não consumir junk food por 12 meses, tentando superar seu amor por barras de chocolate e sacos de batatas chips. E pedir comida em casa nas noites de sexta-feira, ficou para trás.

 

Os amigos mais próximos de Anna agiram para ajudá-la a perceber que estava perigosamente acima do peso. Foto oferecida por Anna Kambranis
 
 

“Eu sei que comer uma guloseima com moderação não é algo ruim, mas eu queria provar a mim mesma que era forte o suficiente para passar um ano inteiro sem junk food,” ela diz.

 

“Eu aprendi muito sobre o que posso e não posso comer e sobre a composição dos alimentos. Agora eu leio a informação nutricional presente nos rótulos e embalagens, algo que nunca fiz antes”.

 

Embora inicialmente Anna tenha abominado a ideia de ir à academia para malhar, seu personal trainer Kyle se comprometeu a ajudá-la não apenas durante as três aulas semanais, mas também com informações e apoio diário, estabelecendo um forte vínculo de confiança.

 

“O tempo e o esforço que Kyle dedicou a mim foram suficientes para que eu percebesse que merecia investir a mesma quantidade de tempo e esforço em mim mesma,” disse ela.

 

Anna não teria conseguido emagrecer sem Kyle, seu amigo e personal trainer do Vision Personal Training Ivanhoe, VIC. Foto oferecida por Anna Kambranis
 

Durante todo o ano passado, Anna reencontrou seu amor pela caminhada e pela corrida, e também reacendeu sua vida social, admitindo que a sensação é de que ela saiu de um “buraco negro” e encontrou “a luz”.

 

“Agora, quando eu ando, estou andando com a cabeça erguida,” disse ela.

 

“A minha forma de pensar mudou completamente. Você não se dá conta no começo, mas depois sente que pode fazer qualquer coisa”.

 

“Obviamente eu saio muito mais agora. Sinto que voltei a fazer parte da sociedade”.

 

Anna está se sentindo “mais feliz, mais saudável e mais autoconfiante” do que nunca, graças aos amigos e a família que a ajudaram a começar esta jornada. Agora, seu objetivo é chegar aos 70kg.

 

“Eu ainda tenho que perder 17kg, então continuo seguindo regras rigorosas. Depois disso, quero começar a tonificar o corpo,” disse ela.

 

“No começo eu estava fazendo isso pelos outros, mas agora estou fazendo por mim”.

 

 

Kristine Tarbert

Justen Celulares