Rui Car
05/05/2017 09h55 - Atualizado em 05/05/2017 09h27

NASA aponta qual foi o responsável pela extinção da vida em Marte

Houve, então, um motivo para que tudo isso acabasse?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Se você pensar em Marte hoje, provavelmente imaginará um cenário vermelho, árido e hostil. Mas nem sempre foi assim. Antes, o planeta tinha oceanos, atmosfera e, possivelmente, vida microbiana.

 

Houve, então, um motivo para que tudo isso acabasse?

 

A resposta é sim. De acordo com uma pesquisa realizada pela NASA, a causa da “morte” de Marte foi a mesma que permite a existência de vida na Terra. Ou seja, o Sol.

 

Os pesquisadores, baseados em dados obtidos pela sonda MAVEN, afirmam que a radiação muito intensa emitida por uma estrela jovem como era o Sol foi destruindo a atmosfera marciana.

 

Mas isso ocorreu num princípio mesmo: segundo a pesquisa, a atmosfera marciana teria sido destruída ainda nos primeiros bilhões de anos do nosso Sistema Solar. Por conta disso, inclusive, o desenvolvimento de uma possível forma de vida lá é considerado precário.

 

A conclusão do estudo foi feita após análise da concentração de gás argônio nas camadas superiores da atmosfera de Marte. Esse é um gás que não reage quimicamente com outras substâncias e só poderia desaparecer ao ser impulsionado por partículas oriundas do vento solar.

 

Mas por que essa radiação destruiu a atmosfera de Marte e não a da Terra, sendo que os planetas são vizinhos? Essa é uma resposta dada por Bruce Jakosky, cientista responsável pela MAVEN. Segundo ele, nosso campo magnético funcionou como “repelente” e fez com que o vento solar ficasse a uma grande distância do planeta.

Justen Celulares