Rui Car
30/06/2021 16h19

Neve, chuva congelada, geada: como diferenciar os fenômenos que ocorrem em SC

Massa de ar frio embranquece as paisagens catarinenses durante a semana; aprenda a não confundir cada tipo de fenômeno

Assistência Familiar Alto Vale
Santa Catarina teve o registro de neve nesta segunda-feira (Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online)

Santa Catarina teve o registro de neve nesta segunda-feira (Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O frio chegou com tudo nesta semana em Santa Catarina, e com ele os registros de neve e chuva congelada em diversos municípios catarinenses.

 

Os fenômenos provocam uma mudança na paisagem das cidades mais frias do Estado, com campos esbranquiçados e árvores congeladas. Cena que não é muito difícil de confundir com as famosas geadas que ocorrem todo ano. Então, como diferenciar cada ocorrência?

 

De acordo com a definição das meteorologistas da Epagri/Ciram, Maria Laura Guimarães e Gilsânia Cruz, neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em forma hexagonal.

 

s especialistas explicam que a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e é tipo um granizo pequeno, que cai e salta, fazendo até barulho, às vezes.

 

Já a geada, que ao contrário dos outros fenômenos, é comum de ocorrer no inverno catarinense, é a formação de camadas de gelo sobre plantas ou outras superfícies.

 

Geada e neve: quais diferenças?

 

Os dois fenômenos proporcionam belíssimas paisagens cobertas de gelo, mas as similaridades param por aí.

 

Assim como a geada, para a neve se formar é preciso fazer um frio intenso na região. No entanto, a formação da neve em comparação com a geada é realizada de uma forma completamente diferente.

 

Enquanto a geada pode se formar com tempo aberto, sem nuvens no céu, para a ocorrência de neve o céu é cinza, carregado de nuvens e muita umidade.

 

A neve é mais comum na Europa e nos Estados Unidos porque essas regiões têm a maior parte dos seus territórios em grandes latitudes. Quanto mais perto dos polos, a atmosfera superior é mais fria.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares