Rui Car
24/05/2017 16h10 - Atualizado em 24/05/2017 13h44

Notícia de última hora: Talvez você esteja cozinhando seus cogumelos de forma errada

Será?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Você gosta de cogumelos? De acordo com uma nova pesquisa, parece que estamos cozinhando esse delicioso ingrediente de maneira errada. Aparentemente, eles devem ser grelhados ou preparados no micro-ondas para conservar seu valor nutricional, não fritos.

 

Cientistas do Mushroom Technological Research Centre em La Rioja, Espanha, revelaram que esse método de cozimento conserva uma grande quantidade de aminoácidos e vitaminas essenciais.

 

As conclusões sugeriram que quando os cogumelos são preparados no micro-ondas ou grelhados, há um aumento substancial dos polifenóis e da atividade de antioxidantes, sem perdas significativas no valor nutricional.

 

Discutindo a pesquisa, a autora do estudo, Irene Roncero, disse: “Fritar ou cozinhar os cogumelos gera graves perdas de proteínas e antioxidantes, provavelmente devido a lixiviação de substâncias solúveis em água ou óleo, que podem influenciar significativamente o valor nutricional”.

 

Adicionar óleo ao grelhar os cogumelos não causa perdas de nutrientes e pode melhorar sua ação antioxidante, especialmente no caso do azeite.

 

“Essa quantidade mínima não causará perda de nutrientes por lixiviação. Na verdade, a ação antioxidante pode até aumentar. Além disso, caso o azeite seja utilizado, o perfil dos ácidos graxos, na preparação final, será reforçado com um aumento do teor calórico”.

 

“A seleção adequada do método culinário é um fator chave para preservar o perfil nutricional deste alimento altamente consumido”.

 

Cogumelos fornecem um teor elevado de proteínas e são ricos em vitaminas B1, B2, B12, C, D e E, bem como minerais como zinco e selênio. Eles também são uma fonte importante de compostos biologicamente ativos, como beta-glucanos, que reduzem o risco de doenças cardíacas.

 

Fritar ou cozinhar cogumelos pode causar a perda de nutrientes [Foto: Pixabay via Pexels]
 

A equipe avaliou a influência de diferentes métodos de preparação (fritar, grelhar, cozinhar e preparar no micro-ondas) na composição aproximada, nos beta-glucanos e na atividade antioxidante de quatro tipos de cogumelos: Agaricus bisporus (champignon), Pleurotus ostreatus (shimeji-preto), Lentinula edodes (shitake) e Pleurotus eryngii (cogumelo-do-cardo).

 

Após o processo de preparação, os cogumelos crus e cozidos foram liofilizados e tiveram sua atividade antioxidante e composição aproximada analisados.

 

Os resultados revelaram que o processo de fritura causa graves perdas de proteína e carboidratos, mas aumenta a quantidade de gordura e valor energético. Cozinhar aumenta a quantidade de glucanos através da quebra dos beta-glucanos. Os níveis de antioxidantes diminuem significativamente em ambos os métodos.

 

A pesquisa foi puflicada no International Journal of Food Sciences and Nutrition.

 

 

Marie Claire Dorking

Yahoo Style UK

Justen Celulares