Rui Car
03/10/2017 13h33

O erro que muitos pais cometem ao instalar a cadeirinha infantil no carro

Muitos pais não estão instalando as cadeirinhas corretamente

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Na semana passada uma mãe norte-americana usou o Facebook para compartilhar as fotos de um terrível acidente de carro, lembrando a importância das cadeirinhas para transportar bebês e crianças.

 

Agora, o assunto voltou às páginas de notícias, graças a uma nova pesquisa, que revelou que muitas crianças não estão tão seguras quanto seus pais imaginam.

 

Aparentemente a maioria dos pais não conhece um detalhe crucial das cadeirinhas, necessário para garantir a segurança das crianças.

 

Uma nova pesquisa realizada pela Safe Kids Worldwide, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para prevenir lesões na infância, mostrou que mais da metade das cadeirinhas que ficam viradas para a frente não são usadas da maneira apropriada devido a um erro fundamental no momento da instalação: prendê-la na top tether, uma alça metálica superior, presente no veículo.

 

Num estudo com pais, que compareceram a eventos para análises de cadeirinhas durante outubro de 2015 e dezembro de 2016, 64% das cadeirinhas viradas para a frente não estavam presas por esta alça.

 

Além disso, entre os pais que a utilizaram na instalação, apenas metade o fez corretamente, de acordo com o jornal Chicago Tribune.

 

Em outras palavras, há muitas cadeirinhas carregando crianças que, infelizmente, podem não estar completamente protegidas.

 

“Nossa pesquisa mostra que muitos pais não sabem a respeito da top tether, e não percebem que seus filhos não estão totalmente protegidos. Queremos resolver isso,” disse Lorrie Walker, especialista em segurança infantil em veículos, da Safe Kids Worldwide.

 

“Pais: Unam-se a nós, incentivando todas as pessoas que transportem seus filhos, a instalar a cadeirinha corretamente”.

 

Mas o que exatamente é esta alça metálica? E como devemos prendê-la à cadeirinha?

 

Conversamos com Emily Moulder, especialista em dispositivos de retenção para crianças da Halfords, para descobrir.

 

“Ao instalar uma cadeirinha Isofix, que tenha uma top tether, a alça é necessária para prendê-la corretamente quando estiver virada para a frente,” explica Emily.

 

“A top tether é parte do sistema Isofix, e se a sua cadeirinha tem uma, ela deve estar presa por esta alça extra, além dos pontos de ancoragem Isofix. A top tether reduz o movimento da cadeirinha para a frente, e, portanto, o movimento da cabeça do seu filho no caso de uma colisão”.

Então, por que a confusão?

“O ponto de ancoragem da top tether pode ser difícil de encontrar, e varia, dependendo do veículo,” continua Emily. Ela recomenda checar o manual do carro para descobrir onde a alça metálica fica.

 

“Se tiver dúvidas, busque um especialista para saber se sua cadeirinha é compatível com seu veículo e apropriada para o seu filho”.

 

Os pais estão confusos em relação a alguns aspectos da cadeirinha [Foto: Getty]
 
 

Aparentemente esta não é a única questão associada às cadeirinhas que deixa os pais confusos.

 

Uma pesquisa realizada pelo site Confused.com revelou que 66% dos pais não entendem perfeitamente as regras relacionadas à altura, idade e peso, no que diz respeito às cadeirinhas de seus filhos.

 

Especialistas acreditam que a confusão é decorrente do maior foco na segurança das crianças em veículos, que fez com que os pais fossem bombardeados por informações.

 

Uma pesquisa do Parent Panel da Halfords revelou que 65% dos pais acreditam que as diretrizes atuais, relacionadas ao tema, são confusas.

 

Apesar disso, há alguns fatores fundamentais que podem ajudar as famílias a manter as crianças seguras.

 

De acordo com as regulações de segurança do governo britânico, as crianças precisam ser transportadas em assentos especiais até completarem 12 anos ou 1,35 metro de altura.

 

Você pode escolher um assento com base no peso ou na altura do seu filho.

 

“Assentos baseados na altura, são conhecidos como assentos ‘i-Size’. Eles precisam estar virados para trás até a criança ter mais de 15 meses. Seu filho pode usar uma cadeirinha virada para a frente depois de completar 15 meses de idade,” afirma o site.

 

“O assento apropriado para o seu filho (e a forma como ele ficará preso a ele) depende do peso da criança,” diz o site governamental, sobre as cadeirinhas baseadas em peso.

 

Se você está confuso em relação a qualquer aspecto relacionado à cadeirinha do seu filho, é necessário procurar um especialista para sanar todas as suas dúvidas.

Justen Celulares