Rui Car
26/05/2017 11h37 - Atualizado em 26/05/2017 08h22

O que acontece com o seu corpo quando você pula o café da manhã?

O que podemos concluir?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

O café da manhã costuma dividir as pessoas em dois grupos: aqueles que simplesmente ignoram esta refeição e os que acordam morrendo de fome, em busca da torrada com geleia mais próxima.

 

Afinal, o café da manhã realmente é a refeição mais importante do dia? O que acontece com o seu corpo se você não tomar?

 

Os especialistas afirmam que aqueles que tomam café da manhã têm uma probabilidade menor de comer exageradamente durante o dia, e que seus metabolismos serão ativados logo pela manhã.

 

 

No entanto, estudos recentes não encontraram diferenças no peso médio entre aqueles que tomam café da manhã e os que pulam esta refeição. A Associação Americana do Coração descobriu que os que consomem o café da manhã tendem a apresentar taxas menores de doenças cardíacas, pressão alta e colesterol alto. Apesar disso, os resultados não foram suficientemente fortes para sugerir que aqueles que não comem pela manhã precisem começar a fazê-lo.

 

 

Agora, um novo estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition analisou o que acontece com o seu corpo quando você pula o café da manhã. Pesquisadores da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, examinaram 17 adultos saudáveis, em três dias diferentes.

 

Em um destes dias os participantes pularam o café da manhã; no outro, consumiram três refeições normais; no último, pularam o jantar. A ingestão de calorias, proteínas e gorduras foi a mesma nos três dias.

 

Amostras de sangue foram coletadas frequentemente das 7 horas da manhã às 21 horas, permitindo mensurar níveis hormonais, concentrações de glicose e insulina, e a atividade das células imunológicas.

 

Crédito da imagem: Getty
 
 

Os pesquisadores descobriram que as pessoas queimavam mais calorias quando pulavam o almoço ou o jantar, se comparadas ao total nos dias com três refeições completas. No entanto, não foram encontradas diferenças ao longo de 24 horas nos níveis de glicose, liberação de insulina, ou atividade física total nos três dias.

 

Apesar disso, a concentração de glicose e os marcadores de inflamação e resistência à insulina, foram mais altos após o almoço nos dias em que o café da manhã não foi ingerido.

 

O que podemos concluir? Parece que a ciência sugere que não há muita diferença entre tomar ou não o café da manhã. Então, se você gosta de comer uma torrada logo depois de acordar, ou prefere tomar apenas um café e aguentar até o almoço, fique à vontade.

 

 

The Editors

Cosmo

Justen Celulares