Rui Car
05/05/2017 09h23

O que a cor dos seus olhos diz sobre a sua saúde

Os indivíduos de olhos claros também costumam ter a pele clara

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Dizem que os olhos são as janelas da alma, mas aparentemente eles podem nos dizer muito mais do que imaginamos. Você sabia que ter olhos castanhos pode significar um tempo de reação mais rápido do que o de pessoas de olhos azuis? E que os olhos verdes podem ser um sinal de uma probabilidade maior de desenvolver câncer ocular?

 

Alguns cientistas e pesquisadores alegam que a cor dos seus olhos pode prever a sua possibilidade de ter certos problemas de saúde.

 

Olhos azuis, verdes e acinzentados

“Clinicamente falando, pessoas com a íris azul ou de cor clara tendem a ser mais sensíveis à luz,” disse Ruth Williams, presidente da Academia Americana de Oftalmologia e oftalmologista da Wheaton Eye Clinic em Chicago, Estados Unidos, ao Everyday Health.

 

“Isso ocorre, provavelmente, por causa da escassez de pigmentos que absorvem a luz nos olhos,” ela explica. Além disso, ter olhos claros – azuis, verdes e acinzentados – pode indicar um maior risco de câncer.

 

A razão é que olhos mais claros têm menos pigmentos para protegê-los dos raios ultravioleta, por isso há um risco maior de melanoma na úvea (camada intermediária do olho), um tipo de câncer extremamente raro.

 

“As pessoas com íris clara precisam ter cuidado, e usar sempre óculos de sol que as protejam dos raios ultravioleta,” aconselha a Dra. Williams.

 

Além disso, os indivíduos de olhos claros também costumam ter a pele clara, e por isso têm um risco maior de desenvolver câncer de pele.

 

Olhos castanhos

De acordo com um estudo da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, pessoas com olhos castanhos têm um tempo de reação levemente mais rápido durante certas atividades atléticas do que aqueles com olhos claros.

 

No entanto, as descobertas não foram suficientemente fortes para serem consideradas conclusivas. “Na minha experiência, eu não poderia dizer que podemos julgar o desempenho com base na cor dos olhos,” diz a optometrista Guadalupe Mejia, da Universidade de Louisville.

 

As descobertas surgem após estudos anteriores terem sugerido que a cor do olho não permite prever eventuais riscos de saúde de forma precisa.

 

Apesar disso, é importante estar atento aos seus olhos para identificar quaisquer alterações. Observe se a parte branca fica amarelada ou avermelhada, se as pupilas ficam nebulosas, e se o anel corneano está ficando branco.

 

Estas mudanças na aparência podem ser sinais de condições de saúde que devem ser examinadas por um médico.

 

Rachel Hosie
The Independent

Justen Celulares