Rui Car
04/06/2018 09h00 - Atualizado em 04/06/2018 09h05

O surpreendente retorno dos sapatos em formato de dedo

Os sapatos com dedos de Loewe têm uma abordagem mais realista

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Será que Jonathan Anderson está tão obcecado com as esquisitices desengonçadas dos pés quanto eu? Parece que sim. Há alguns dias, ele publicou uma ilustração da sua coleção masculina JW Anderson Outono 2018 que mostrava um homem lambendo o dedinho do pé de outro. Pouco tempo depois, ele deu uma prévia do que podemos esperar da coleção Loewe Resort 2019: postou uma foto de sapatos bordados com imagens de dedos do pé – com esmalte e anéis incluídos! – e de uma sandália preta, estilo gladiador, com pés romanos esculpidos – e adornados com joias.

 

A aventura de Anderson no mundo dos pés humanos não é uma completa surpresa. Na verdade, houve uma mudança colossal nas tendências de calçados nos últimos meses. Tudo começou devagar, com um único dedo se mostrando aqui e ali, como no Y/Project Spring 2018, com mules chocantes com cores e estampas fortes, que deixavam o dedão à mostra. Depois a estrutura oposta apareceu na Céline Pre-Fall 2017, quando o dedão foi escondido em uma sandália que mostrava seus quatro irmãos. É claro que os chinelos de salto – um pedestal clássico para os dedos espalhados – voltaram com tudo, graças a Kim Kardashian West, que saiu recentemente usando um par. Enquanto isso, Rebel Royale, criadora por trás do perfil que exalta sapatos feios no Instagram (@crimesagainstshoemanity), criou uma imitação de um sapato de “alta costura” com dedos – um calçado de borracha com a palavra “Balenciaga” escrita na lateral. O feed cheio de pés deu lugar ao fenômeno que meus colegas e eu chamamos de “O Ano do Dedo do Pé”.

 

Os sapatos dando destaque aos dedos vêm ganhando espaço há bastante tempo. No extremo casual do espectro, a Vibram é conhecida por seus calçados com espaços específicos para cada dedo – um modelo para cada ocasião e esporte. Também tivemos as variedades exibidas nas passarelas, como os assustadores sapatos Céline, com direito a esmalte nos dedos, na temporada de Primavera 2013. Mais recentemente, a MM6 Maison Margiela lançou um mule que separava cada dedo. É como o primo com TOC do sapato Margiela Tabi.

 

MM6 Margiela Slip-On Toe Mules Foto: Courtesia deFarFetch
 

Mas os sapatos com dedos de Loewe têm uma abordagem mais realista, uma mistura perfeita de habilidade meticulosa e item de loja de suvenires. Exemplos cheios de humor apareceram no perfil @crimesagainstshoemanity. Neste antro deliciosamente grotesco de sapatos horríveis, há slideshows dedicados a calçados inimagináveis. (Para quem tiver interesse, algumas peças estão à venda na Etsy). Para Royale, o momento atual dos sapatos em formato de dedo é uma progressão natural. “Não é a primeira vez que uma marca dá uma ênfase tão grande às unhas dos pés, e sinto que preciso mencionar os sapatos de salto Céline com unhas pintadas de vermelho. Mas para mim o maior crime é que eles só vinham em um tom de pele,” escreveu ela em um e-mail. “O Loewe tem uma grande vantagem neste sentido”.

 

Liana Satenstein

Justen Celulares