Rui Car
10/08/2017 09h55 - Atualizado em 10/08/2017 08h14

O vegano Impossible Burger parece carne, mas será que seu consumo é seguro?

A Impossible Foods mantém seu posicionamento

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

O famoso Impossible Burger (Hambúrguer Impossível, em português) é um hambúrguer vegano tão realista que até sangra. Ele é feito a partir de vegetais, sem nenhum ingrediente de origem animal, mas tem uma aparência e um sabor tão semelhantes aos hambúrgueres comuns que ganhou espaço no cardápio de restaurantes como Umami Burger e Momofuku Nishi, de David Chang. É uma maravilha da tecnologia moderna, que está sendo apreciada por chefs e amantes da gastronomia. Mas será que é seguro comê-lo?

 

Uma das coisas que tornam o Impossible Burger diferente de outros hambúrgueresveganos é o fato de que ele é tão parecido com a carne que “sangra”. Patrick Brown, bioquímico da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, diz que a chave para fazer um hambúrguer ter gosto de hambúrguer é um composto chamado heme. O heme é o que faz com que o sangue seja vermelho, e é também um componente fundamental para o sabor da carne. Algumas plantas também possuem heme, e o Impossible Burger usa o heme, que está naturalmente presente nas raízes de plantas de soja, para dar ao seu produto a aparência e sabor semelhantes aos da carne.

 

De acordo com o New York Times, o heme do Impossible Burger vem da leg-hemoglobina da soja. Ela ocorre de forma natural nas raízes das plantas de soja, mas o Impossible Burger produz a sua leg-hemoglobina de soja em laboratório. A empresa responsável, Impossible Foods, pediu que o FDA (órgão que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) avalie suas pesquisas e declare que o Impossible Burger é seguro para o consumo. No entanto, o FDA está adiando seu julgamento e afirma que não pode declarar, de forma conclusiva, que o Impossible Burger é seguro para o consumo humano.

 

De acordo com o relatório do FDA, a leg-hemoglobina de soja criada em laboratório pela empresa, não foi suficientemente analisada para confirmar que não se trata de um potencial alérgeno. A Impossible Foods garante que o produto é 100% seguro e afirma que ele foi minuciosamente testado.

 

“O FDA acredita que os argumentos apresentados, individual e coletivamente, não garantem a segurança da leg-hemoglobina de soja para o consumo,” escreveu o FDA em um memorando, de acordo com o New York Times.

 

Impossible Foods diz que fez inúmeros estudos com ratos e apresentou pesquisas indicando que os cientistas afirmam que a sua leg-hemoglobina de soja é a mesma presente na natureza, que as pessoas já consomem em vegetais e animais.

 

Em resposta ao artigo do New York Times, A Impossible Foods divulgou uma declaraçãodizendo: “O heme do Impossible Burger é idêntico ao heme encontrado em carnes, peixes, vegetais e outros alimentos, átomo por átomo”.

 

Impossible Foods mantém seu posicionamento de que o produto é completamente seguro e afirma que isso foi provado em suas pesquisas.

 

“Um painel de especialistas em segurança alimentar, de três universidades, concordou diversas vezes que o produto é seguro,” afirmou a Impossible Foofs em uma declaração.

 

“A leg-hemoglobina de soja foi minuciosamente analisada por meio de rigorosos testes de segurança, conduzidos por especialistas mundiais em segurança alimentar e alergenicidade — e estes especialistas concluíram, repetidamente, que o produto é seguro para o consumo,” disse a empresa.

 

Impossible Foods não precisa da aprovação do FDA para vender os hambúrgueres. Na verdade, ela nem precisaria ter solicitado o selo de aprovação do FDA. Apesar disso, o órgão norte-americano pode forçar a empresa a parar de comercializar o produto, se concluir que ele não é seguro. Isso ainda não foi feito.

 

 

Elizabeth Licata

Justen Celulares