Rui Car
11/11/2022 11h07

Peça teatral faz alerta sobre importância da escuta especializada em Ituporanga

Espetáculo intitulado "Escuta, um ato de Cuidado Afeto e Proteção", foi apresentado pelo grupo de Teatro Cobaia Cênica

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Delta Ativa

O Governo de Ituporanga por meio da Secretaria de Assistência Social e do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Criança e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência de Ituporanga promoveram nesta quinta-fera (10) a apresentação de uma peça teatral para chamar a atenção sobre a importância da escuta especializada.

 

O espetáculo intitulado “Escuta, um ato de Cuidado Afeto e Proteção”, foi apresentado pelo grupo de Teatro Cobaia Cênica em dois períodos para servidores de diversos setores como Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança, entre outros.  O objetivo é que todos estejam capacitados sobre a Lei nº. 13.341/17 e possam contribuir para o fortalecimento do atendimento prestado à crianças e adolescentes vítimas de violência.

 

A secretária de Assistência Social, Antoniela Cristina Ferreira, comenta que infelizmente a violência ou abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes é uma realidade e os profissionais precisam estar preparados para fazer o atendimento dessas vítimas e  garantir os encaminhamentos necessários. “Nesses atendimentos é fundamental o acolhimento, sem questionamentos ou julgamentos para captar o máximo de informações possíveis, evitando também a revitimização que é quando essa vítima precisa reviver aquele momento que causou todo o trauma”, disse.

 

Ela ressalta que a rede de proteção é composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, policiais, educadores, advogados, defensores públicos, e conselheiros tutelares, e todos os profissionais devem estar preparados para receber e atender essa criança e adolescente. “E o teatro mostrou isso de uma forma lúdica e muito forte, tenho certeza que todos voltam muito mais preparados”, finaliza.

 

Fonte: Helena Marquardt / Prefeitura de Ituporanga
Anderle Telhas e Acessórios