Rui Car
08/07/2021 10h44 - Atualizado em 08/07/2021 10h45

Perfil fake é crime? Saiba como identificar

Confira dicas para identificar páginas falsas e evitar cair em golpes na internet

Assistência Familiar Alto Vale
Perfis fake podem se passar por empresas reais para aplicar de golpes (Foto: Joshua Hoehne / Unsplash)

Perfis fake podem se passar por empresas reais para aplicar de golpes (Foto: Joshua Hoehne / Unsplash)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

As páginas fake vem se alastrando pela internet e não é por menos. Quase todo estabelecimento comercial possui uma conta online, pode ser um site ou uma simples conta no Facebook. Mas entre todas essas contas existem muitas que são “falsas”, será que esses perfis fakes são crimes? Entenda.

 

Ao mesmo tempo que essa maior presença digital torna nossa vida mais prática, ela também traz perigos com a proliferação cada vez maior de golpes via páginas fake. Elas são contas falsas criadas por pessoas sem nenhuma ligação com as instituições para diferentes fins, desde agregar seguidores para depois vender a conta, até questões mais graves como aplicação de golpes.

 

­­­”Somos um hotel consolidado e de grande renome, então algumas dessas contas já estão alcançando 15 mil seguidores e ainda não conseguimos a verificação do nosso perfil oficial“, explica Viviane Bahr, coordenadora de marketing do Fazzenda Park Hotel, que vem sofrendo com o aumento de perfis fake atribuídos à marca.

 

Perfil fake é crime?

 

Criar um perfil fake não é crime. No entanto, o usuário que o fizer poderá estar infringindo termos de uso da rede social em questão, que obrigada o usuário a zelar pela integridade do dados.

 

No entanto, se alguma denúncia de abuso for feita, o infrator poderá ter o perfil excluído. Caso não não seja possível comprovar a incidência de danos a imagem do terceiro que teve sua foto utilizada, está descartada a possibilidade de indenização pela prática deste ato. 

 

Entretanto, se a pessoa que teve sua foto utilizada indevidamente, descobrir este fato e julgar que houve danos a sua imagem, terá legitimidade e meios para comprovar o alegado e obter uma indenização judicial.

 

Como identificar um perfil fake

 

Para te ajudar a evitar cair em situações como essa, a reportagem do Hora de Santa Catarina lista alguns pontos para se ficar atento ao tentar identificar páginas fake e como fazer para checar se uma página é realmente o perfil oficial da instituição que diz ser.

 

Verifique dados básicos

 

Atenção aos detalhes é fundamental. Cheque se a página possui os dados em ordem, como nome da instituição escrito de forma correta, assim como a localização, número para contato, entre outros.

 

 

Cheque o número de seguidores e postagens

 

Ainda é possível identificar páginas fake a partir do número de seguidores e postagens do perfil. Verifique se o número de pessoas que seguem a conta é condizente com o tamanho da empresa e confira quando foi feito o post mais antigo da página. Muitos perfis fake desaparecem poucos dias ou semana após a criação, neste caso a ausência de postagens muito antigas pode acender o alerta.

 

Faça uma pesquisa antes

 

A boa e velha pesquisa no Google pode desvendar rapidamente se uma página é verdadeira ou não. Pesquise pelo nome da empresa e verifique se as contas que aparecem na pesquisa são as mesmas que você está tendo contato.

 

Verifique o site oficial da instituição

 

É comum que empresas disponibilizem seus contatos de redes sociais no site oficial. Tente acessar as contas de redes sociais por meio de um canal que vocês sabe ser verdadeiro para se certificar de que se trata de uma página verídica.

 

Quando a oferta é boa demais, o santo desconfia

 

Por último, mas não menos importante, sempre que surgir uma oferta bombástica ou uma última promoção da qual ninguém estava sabendo, sempre desconfie. Na dúvida, o melhor a se fazer é checar se a página que você está vendo é realmente verdadeira antes de tomar qualquer atitude, desde compartilhar um link até fechar uma compra.

 

E lembre-se, ao identificar um perfil falso, não esqueça de denunciá-lo. Somente com um grande número de pessoas reportando problemas, que a página poderá ser retirada do ar pelos moderadores da rede social.


POR: JOÃO SCHELLER – HORA DE SANTA CATARINA / NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares