Rui Car
14/08/2018 11h25 - Atualizado em 14/08/2018 11h28

Pessoas estão comprando roupas para postar no Instagram e depois devolvendo-as

Isso gera um impacto negativo no mercado de vendas

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Mesmo sabendo que é absolutamente normal (e necessário) repetir roupas, a maioria das pessoas não querem que seus seguidores saibam disso. Em seus perfis no Instagram, os jovens querem mostrar que possuem diversos looks diferentes e isso está levando a uma atitude no mínimo bizarra.

 

Uma pesquisa realizada pelo Barclaycard descobriu que 1 entre 10 britânicos já comprou roupas online com a intenção de mostrá-las no Instagram e devolveram um dia depois. Isso se deve à moda do “look do dia” e após capturar o clique perfeito com as peças, elas já não servem mais.

 

Entre as pessoas que mais possuem esse tipo de comportamento estão homens e mulheres entre 35 e 44 anos. Dentre eles, 17% assumem se sentir culpados por comprar roupas apenas para usar a hashtag #OOTD (outfit of the day ou look do dia, como conhecemos).

 

O interessante é que os homens saíram na frente como infratores. Cerca de 12% deles admitem já terem comprado uma roupa e devolvido após postar no Instagram e um entre 10 homens afirmam que se sentiriam envergonhados se um de seus amigos o vissem usando a mesma roupa mais de uma vez. Já as mulheres somam apenas 7% entre as que afirmam se sentir da mesma forma.

 

Isso gera um impacto negativo no mercado de vendas, que sofre uma crise por conta dessa “cultura da devolução”. “É interessante ver essa tendência das redes sociais alimentando ainda mais a cultura da devolução. Nossa pesquisa mostra que a devolução está tendo um grande impacto no varejo, com um prejuízo de sete bilhões em vendas que não são finalizadas”, diz George Allardice, chefe de estratégias da Barclaycard.

Justen Celulares