Rui Car
17/05/2017 11h37 - Atualizado em 17/05/2017 08h19

Pessoas que estão sempre atrasadas são mais bem sucedidas? Hora de abandonar o despertador

Estar atrasado o torna mais criativo, otimista e livre de estresse

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Todos nós conhecemos alguém que está sempre atrasado. Se marcamos um encontro com essa pessoa, iremos frisar sobre a pontualidade (“Veja, te vejo lá às 7:30”, já que a reunião esteja marcada para as 8h). Pensar que essas pessoas chegarão no escritório pontualmente, é quase impossível, e elas estão quase sempre a ponto de perder o ônibus.

 

Entretanto, essa pessoa não sou eu.

 

Se eu vou me encontrar com um amigo, chegarei 10 minutos mais cedo do que o combinado, e, se for pegar um trem, chegarei à estação meia hora antes que ele parta. Se precisar levantar cedo para pegar um avião, meu despertador tocará 1 hora mais cedo, só para ter certeza de não me atrasar, em caso de dormir um pouco mais além da hora.

 

Muitas pessoas impontuais tendem a ser tanto otimistas quanto não realistas, o que afeta a percepção delas.

 

Eu estarei em pé, esperando, no frio, tentando matar o tempo em alguma loja da estação. Também tendo a me levantar antes do despertador tocar, desnecessariamente, só para passar o resto do dia tentando me manter acordada.

 

Só de pensar em chegar atrasada me apavora, e meu pensamento está tão focado no meu atraso que costumo nem prestar atenção nas coisas, contando os minutos, o que acaba não me permitindo me envolver totalmente na situação. E, Deus que me livre, se eu me atrasar…estarei cheia de culpa.

 

Por isso, não me espanta que os estudos revelem que as pessoas que estão geralmente atrasadas são mais otimistas, criativas e livres do estresse.

 

Diana Delonzor, uma oradora sobre o tema do gerenciamento de tempo, explica em seu livro Never be Late Again (Nunca Mais se Atrase, em tradução livre) que: “Muita gente impontual tende a ser otimista e nada realista, e isso afeta sua percepção de tempo. Elas realmente acreditam que podem correr, pegar as roupas na lavanderia, fazer compras no mercado e deixar as crianças na escola, em uma hora.”

 

O tipo B de pessoas realmente tem uma percepção diferente do tempo Crédito: Getty
 

Um estudo de Jeff Conte, professor de psicologia na Universidade de San Diego, apoia a teoria de que pessoas que estão sempre atrasadas, são do “tipo B” e que elas têm uma diferente percepção de tempo. Esse estudo foi elaborado a partir de experimentos com pessoas “tipo A” e pessoas “tipo B”. Essas pessoas precisavam adivinhar quanto tempo elas pensavam que 1 minuto tinha: o “tipo A” achou que era em torno de 58 segundos, enquanto o “tipo B” achou que era algo em torno de 77 segundos.

 

Para cada hora do dia, as pessoas “tipo B” parecem acreditar que elas têm 17 segundos extras; o que não nos surpreende que elas estejam sempre atrasadas. Esses segundo extras deixam suas mentes livres das restrições do tempo, permitindo espaço para pensamentos criativos.

 

Comparando as horas que eu levo por chegar sempre mais cedo, combinado com os minutos que eu levo, correndo para sair de casa e estar sempre dentro do horário, não adianta, não sou um “tipo B”, embora quisesse ser.

 

Sempre se acreditou que as pessoas pontuais acabam fazendo mais coisas, mas a verdade é que os ‘atrasildos’ parecem aproveitar mais o dia. Já se provou que o otimismo ajuda a prolongar nossa vida…dando assim mais tempo para continuar se atrasando.

 

Amanhã acho que vou chegar no trabalho um pouco mais tarde. Talvez.

 

 

Rachel Matthews

The Telegraph 1

Justen Celulares