Rui Car
06/07/2021 11h22

Pinguim-de-Magalhães é resgatado na orla central de Florianópolis

Guarda Municipal foi responsável por fazer a captura do animal; pinguim segue em reabilitação na CePRAM/R3 Animal

Assistência Familiar Alto Vale
Spheniscus magellanicus é a espécie do pinguim resgatado (Foto: Amanda Fernandes / R3 Animal / Reprodução)

Spheniscus magellanicus é a espécie do pinguim resgatado (Foto: Amanda Fernandes / R3 Animal / Reprodução)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Um pinguim-de-Magalhães foi resgatado na orla do Centro pela Guarda Municipal de Florianópolis na tarde desta segunda-feira (05). A equipe foi acionada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e levou o animal para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).

 

O pinguim foi avaliado pela equipe veterinária no ambulatório. Em seguida, recebeu medicação inicial de suporte e foi encaminhado para a sala de estabilização. Exames complementares serão realizados para determinar o melhor tratamento para o animal.

 

Assim que a ave responder ao tratamento, ela se juntará aos outros animais da espécie no recinto com piscina. Quando estiverem aptos, os pinguins serão liberados ao habitat natural.

 

 

Longa viagem

 

Devido a longa viagem que os pinguins-de-Magalhães realizam desde a Patagônia, muitos chegam exaustos em nossas praias. Por conta disso, alguns não resistem às condições e morrem, pois são inexperientes e encaram pela primeira vez a migração anual. Outros, acabam sendo capturados em apetrechos de pesca de forma não intencional.

 

Ao encontrar um animal encalhado na areia:

 

 – Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins;

 

 – Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido;

 

 – Não o alimente, não molhe, jamais coloque-o no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água;

 

 – Ligue no telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS (uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos) irá resgatar o animal.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.

 

Justen Celulares