Rui Car
07/02/2018 10h45 - Atualizado em 07/02/2018 08h50

Por que as ressacas ficam piores com a idade?

Esta é uma realidade cruel

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Não é segredo que com o passar dos anos fica cada vez mais difícil enfrentar as ressacas. Nos seus 20 anos você conseguia pular da cama na manhã seguinte de uma noite de doses de tequila até as 4 horas da manhã, mas aos 30 anos você acorda com uma dor de cabeça latejante e um estômago enjoado, depois de ter tomado três taças de vinho e ir para a cama antes da meia-noite.

 

Esta é uma realidade cruel. O problema é que, embora existam muitas evidências de que as ressacas realmente pioram com a idade, há pouca solidez científica sobre o motivo disso.

 

Possíveis explicações incluem o fato de que tendemos a beber exageradamente com menos frequência à medida que envelhecemos, o que significa que quando bebemos, sofremos mais, pois nosso corpo não está acostumado. Outro aspecto interessante é que a composição do corpo também muda, e quando você tem um percentual de gordura maior, é mais difícil processar o álcool. Além disso, também temos menos enzimas eficientes no fígado, com a chegada da idade.

 

Provavelmente estamos lidando com uma combinação de fatores, mas estes são alguns dos mais relevantes.

 

Por que a sua ressaca piora com a idade? A composição do seu corpo muda

Muitas pessoas ganham gordura e perdem massa muscular, conforme vão ficando mais velhas. Enquanto o tecido muscular é composto por 75% de água, a gordura é composta por apenas 10% de água. Como o álcool é absorvido mais rapidamente por corpos ricos em água – mais musculosos – quanto mais gordura você tiver, mais tempo ele ficará concentrado no seu sistema.

 

Além disso, ter menos água em seu corpo também significa que você terá um risco maior de desidratação ao consumir bebidas alcoólicas.

 

Será que eu realmente estou de ressaca por ter tomado quatro taças de vinho? Odeio ser velha.

 

 

Rachel Hosie

The Independent

Justen Celulares