Rui Car
17/08/2020 10h14

Prefeitura de Itajaí investiga uso de jaleco da rede de saúde em vídeo ‘humor conservador’

Na esquete, um dos atores, fantasiado de médico, atende um “paciente” que busca uma receita de cloroquina

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

A Secretaria de Saúde de Itajaí abriu uma investigação para apurar como um jaleco usado por profissionais da rede municipal foi parar num vídeo de um canal de “humor conservador”. Na esquete, um dos atores, fantasiado de médico, atende um “paciente” que busca uma receita de cloroquina.

 

O jaleco do “médico” tem Itajaí escrito na manga e o símbolo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no peito, que é similar ao uniforme do Centro Integrado de Saúde do município (CIS).

 

O vídeo debocha do diagnóstico de malária da atriz Camila Pitanga, que foi alvo de fake news na útima semana. Mensagens falsas divulgadas nas redes sociais diziam que ela teria forjado a doença para tomar cloroquina – o que levou a assessoria de imprensa da atriz a divulgar detalhes como um exame negativo de Covid-19. 

 

O canal que produziu o vídeo é de Itajaí e conhecido do público de extrema direita. Os conteúdos de humor têm conotação política, e o canal também produz lives com figuras conhecidas do bolsonarismo, como Olavo de Carvalho e Eduardo Bolsonaro.

 

As suspeitas sobre uso indevido de uniforme e de espaço físico da rede municipal chegaram à ouvidoria da prefeitura por meio de denúncia, que também foi encaminhada ao Ministério Público de Santa Catarina. 

 

Questionada pela coluna, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “irá apurar essa situação e a possível utilização indevida de uniformes de profissionais da saúde de Itajaí”.

 

Procurado no domingo, o canal não respondeu.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

 
 
 
Justen Celulares