Rui Car
01/07/2021 14h20

Primeiro filhote de baleia-franca nascido em 2021 é visto no Sul de SC

De acordo com os pesquisadores do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis, animal estava acompanhado da mãe e indica ter poucos dias de vida

Assistência Familiar Alto Vale
Segundo imagens, filhote tem poucos dias de vida (Foto: Projeto ProFranca / Insituto Australis / Divulgação)

Segundo imagens, filhote tem poucos dias de vida (Foto: Projeto ProFranca / Insituto Australis / Divulgação)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Um visitante ilustre foi avistado no litoral de Santa Catarina na última terça-feira (29). Segundo a equipe do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis, trata-se do primeiro filhote de baleia-franca da temporada reprodutiva de 2021, visto nadando na Praia de Ibiraquera, em Imbituba, no Sul do Estado.

 

De acordo com a análise das imagens que foram captadas com o auxílio de um drone, pesquisadores afirmaram que o filhote estava acompanhado da mãe.

 

Além disso, foi possível observar o tamanho pequeno do animal em relação a baleia-franca adulta. A coloração acinzentada e o comportamento indicam se tratar de um filhote com poucos dias de vida.

 

A equipe ressaltou ainda que a temporada reprodutiva do ano começou cedo, uma vez que o registro da chegada da espécie ocorreu no dia 12 de junho. No entanto, filhotes só costumam ser vistos a partir da segunda quinzena de julho.

 

Baleias da temporada de 2021

 

De acordo com a instituição, as duas primeiras baleias-franca registradas na temporada são fêmeas que já foram catalogadas em anos anteriores.

 

Segundo Karina Groch, Diretora do Projeto, a baleia mais antiga é a de número B523, que foi registrada em 2008 e reavistada nos anos de 2012 e 2018 com um filhote.

 

Já o segundo animal, a B577, foi catalogada em 2013 e reavistada em 2016. Nos dois anos a baleia estava com filhote. “Com isso, já podemos inferir que as duas baleias possivelmente estejam grávidas e, quem sabe, conseguimos revê-las com filhote nas próximas semanas”, conta Karina.

 

Estimativa

 

A equipe do ProFRANCA espera receber em 2021 a visita de baleias-franca que estiveram no Brasil em 2018, já que elas voltam para a área reprodutiva a cada três anos, como confirma o registro da baleia B523.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares