Rui Car
25/10/2017 17h10 - Atualizado em 25/10/2017 11h34

Primeiro pet a escrever biografia, Estopinha lança livro nesta quarta

Cachorra é adotada pelo veterinário Alexandre Rossi e estrela da web

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Estrela das redes sociais, a cadelinha Estopinha virou escritora. Ela lança nesta quarta-feira (24) o livro Estopinha – A Autobiografia da Vira-Lata Mais Amada do Brasil. Essa é a primeira publicação “escrita” por um pet contando sua história.

 

A cachorra fez sucesso na televisão junto com o dono, o veterinário e apresentador Alexandre Rossi, também conhecido como Doutor Pet, e hoje acumula mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais.

 

Antes de ser adotada pela família Rossi, em 2010, ela tinha sido devolvida por outros dois donos. O mau comportamento da cachorra fez com que eles desistissem, mas, com muita persistência, Alexandre conseguiu adestrá-la e reeducá-la.

 

— A Estopinha é muito esperta e sempre foi muito focada nos treinos. Isso porque ela ama comer e logo entendeu que, durante os treinos, ganha recompensas gostosas! Mas o maior desafio foi direcionar toda a energia que ela tem, já que é “ligada na tomada” (principalmente quando estava sozinha), para coisas adequadas a um cão, como brinquedos interativos e não para destruição de objetos nossos e da casa.

 

A história de Estopinha não é diferente de outros animais, mas Cynthia Macarrão Rossi, dona da cachorra e esposa de Alexandre, espera que o livro ajude os donos a entenderem melhor seus bichos de estimação.

 

— Achamos que, com o livro, poderíamos ajudar os humanos a entenderem melhor seus bichinhos e aproximá-los ainda mais deles. Com o dia a dia da Estopinha, também mostramos que os pets são membros da família e devem ser amados e tratados dessa forma, além de incentivar a adoção de animais adultos, que foi o caso da Estopinha, do Barthô e da Miah [outros cães do casal].

 

Apesar de parecer inusitado um livro autobiográfico de um cão, Estopinha sempre mostra o dia a dia de forma informal nas redes sociais. Seguindo o formato das postagens, o livro foi desenvolvido como se ela estivesse contando a própria história.

 

Sucesso nas redes sociais, a cachorra tem 3 milhões de seguidores no Facebook. Cynthia conta que o segredo de Estopinha é a espontaneidade e a história de superação.

 

— Acreditamos que o maior sucesso da Estopinha é por ela ser ela mesma. Ela foi abandonada, adotada, devolvida e, mesmo assim, não perdeu a alegria de viver. E, como muitos brasileiros, deu a volta por cima. Ela é filha de um especialista em comportamento animal e mesmo assim apronta e faz bagunça.  Acredito que as pessoas se identificam e gostam de acompanhar essa vida real, genuína e divertida.

 

No livro, a cachorra conta como foi a adoção, a adaptação e contato com a nova família, mas a dona adianta que também tem histórias engraçadas e inéditas de Estopinha.

 

— Tem muitas histórias divertidas e emocionantes nele! Uma das partes mais engraçadas é sobre as coisas que a Estopinha já aprontou nos bastidores dos programas de TVs, como quando ela foi no Hoje em Dia, e no meio da entrevista ao vivo correu para a cozinha do Edu Guedes [então apresentador do programa], tentou roubar as comidas que estavam em cima da mesa e acabou parando em outro estúdio sem querer. Ou quando ela foi no programa da Palmirinha e ficou brava com o Guinho (assistente da Palmirinha), achando que ele comeria as coxinhas que estavam na mesa!

 

Mas o livro não terá apenas fatos divertidos da cachorra. Estopinha também vai falar sobre o abandono, uma doença quase fatal e as dificuldades que passou.

 

— A história de vida da Estopinha é bem emocionante. Ela quase morreu de cinomose, ficou um mês em tratamento tomando 15 comprimidos por dia e conseguiu se recuperar sem nenhuma sequela. No livro, ela conta sobre seus pais e irmãos biológicos e sobre toda sua jornada até entrar para a família Rossi.

 

Além de contar a própria história, os donos esperam que o livro conscientize as pessoas sobre adoção de animais, e o dinheiro arrecadado por Estopinha vai ajudar a causa animal.

 

— A história de adoção da Estopinha também é uma forma de conseguirmos ajudar mais abrigos, pois parte de todo o lucro dos trabalhos que a cadelinha faz é revertido para ONGs que cuidam de animais.

 

Justen Celulares