Rui Car
23/04/2018 16h12

Primeiro vídeo do YouTube foi publicado há exatamente 13 anos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Às vezes nos acostumamos tão rápido com certas inovações tecnológicas que até nos esquecemos o quão “jovens” elas são. O YouTube, por exemplo, possui só 13 aninhos — ou seja, se ele fosse um ser humano, ainda seria menor de idade. E, no dia 23 de abril de 2005, por volta das 20h, o primeiro vídeo do serviço era publicado pelo seu próprio cofundador, o empreendedor Jawed Karim.

 

O clipe, intitulado “Me at the zoo”, possuía apenas 19 segundos e estrelava o próprio Jawed no Zoológico de San Diego, cidade que até hoje abriga o quartel-general da plataforma. “Certo, então, eu estou aqui na frente dos elefantes”, dizia o executivo. “O mais legal nesses caras é que eles têm umas trombas muito, muito, muito grandes, e isso é legal. E, bom, isso é tudo o que eu tenho para falar”, afirmava antes de desligar a câmera.

 

Obviamente, Jawed não tinha ideia de que, ao publicar tal gravação informal e de baixíssima qualidade, ele estaria revolucionando o mercado de entretenimento digital. Até o nascimento do YouTube, não havia nenhuma plataforma semelhante na web e era extremamente difícil compartilhar vídeos online — e, embora tenha ganhado alguns concorrentes nos últimos anos, o site continua sendo referência para esse tipo de conteúdo.

 

Como tudo começou

 

Há controvérsias a respeito dos motivos que inspiraram a criação do YouTube. Sabemos que a ideia partiu de três mentes que, até então, eram funcionários do PayPal: Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley. Algumas teorias afirmam que o projeto surgiu depois que Chen e Hurley se sentiram na necessidade de compartilhar uns vídeos engraçados que eles haviam gravado em uma festa dentro de um apartamento; porém, Karim refuta tal versão.

 

De acordo com o “youtuber original”, o que aconteceu foi que, em 2004, o grupo se sentiu frustrado com a dificuldade de encontrar vídeos de alguns eventos polêmicos — incluindo o famoso escândalo do Super Bowl XXXVIII, no qual, durante um show, o cantor Justin Timberlake acabou despindo sem querer o seio direito da cantora Janet Jackson. Surgia a necessidade de criar um espaço onde qualquer um poderia postar gravações.

 

Para trabalhar na ideia, o trio conseguiu um investimento de US$ 11,5 milhões da Sequoia Capital e alugou um escritório acima de uma pizzaria e um restaurante japonês em San Mateo. Embora o primeiro vídeo da plataforma tenha sido publicado em abril de 2005, o YouTube só foi disponibilizado em beta aberto no mês posterior (maio) e só foi efetivamente lançado com uma versão estável no dia 15 de novembro daquele ano.

 

Primeira interface do YouTube (Imagem: Wikimedia)

 

Em julho de 2006, o YouTube já ostentava números impressionantes: eram 65 mil novos vídeos e 100 milhões de visualizações por dia. Esse sucesso absurdo chamou atenção da Google, que, em outubro de 2006, anunciou a compra do YouTube por US$ 1,65 bilhão no formato de ações. Em 2007, Hurley, que até então era o CEO da companhia, anunciou sua saída, preferindo manter-se apenas como conselheiro eventual.

 

À essa altura, Chen também já havia renunciado seu cargo de CTO. Curiosamente, Karim jamais foi um funcionário do YouTube — desde o começo do projeto, ele tinha concordado em atuar apenas como conselheiro, visto que seus estudos universitários lhe interessavam mais do que o projeto.

 

Fatos e números

 

“Me at the zoo” está disponível no YouTube até hoje, ostentando 48 bilhões de visualizações e 461 mil comentários. Trata-se do único clipe publicado por Karim na plataforma. Aliás, embora a gravação tenha sido a primeira do serviço, ela não foi a única a aparecer online no dia 23 de abril de 2005. Algum usuário identificado simplesmente como “mw” postou, poucas horas depois, o vídeo “My Snowboarding Skillz”, retratando sua falta de habilidade no esporte em questão.

 

Acredite ou não, mas o primeiro vídeo a atingir a marca de um milhão de visualizações foi um comercial da Nike estrelando o jogador Ronaldinho, publicado na plataforma em novembro de 2005. O clipe original, infelizmente, não está mais no ar; porém, a marca em questão resolveu publicar uma edição remasterizada em seu novo canal em 2015, comemorando dez anos da data histórica. Confira:

Outra curiosidade histórica que vale a pena ser citada é o fato de que, em 2006, a empresa Universal Tube & Rollform Equipment, que na época era dona do domínio www.utube.com, chegou a entrar com um processo alegando que o endereço www.youtube.com era perigosamente parecido com o seu, o que estaria lhe causando situações inconvenientes. Obviamente, a disputa judicial nunca levou a fabricante a lugar algum.

Justen Celulares