Rui Car
05/12/2018 14h04

Professor de Harvard diz que você deve comer apenas 6 batatas fritas por vez

As pessoas não estão nem aí para isso

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Um professor de Harvard está passando por maus bocados depois de sugerir que as pessoas devem comer apenas seis batatas fritas por vez. Eric Rimm, um professor de epidemiologia e nutrição do Colégio de Saúde Pública de Harvard, fez alguns comentários em um artigo do New York Times sobre o quão prejudiciais as batatas fritas podem ser.

 

“Quase ninguém pede uma porção pequena de batata frita”, disse Rimm. “Eu acho que seria bom se sua refeição viesse com salada e apenas seis batatas fritas.” Ele também lamentou o amor dos norte-americanos pela comida: “É muito ruim que nesse país, as pessoas se matem por um pouco de batata frita.”

 

No entanto, houve fortes reações nos comentários do Twitter sobre suas sugestões.

 

Embora os nutricionistas concordem que a batata frita não é um alimento saudável, eles estão um pouco divididos sobre as recomendações de Rimm. “Para começar, as batatas são alimentos altamente calóricos – desidratá-las e fritá-las só faz aumentar as calorias e diminuir as vitaminas”, afirma Gina Keatley, uma nutricionista de Nova Iorque, ao Yahoo Vida e Estilo. “Eu concordo com o Dr. Rimm. Se você come batatas fritas, deve enxergá-las como um petisco. Um bife frito tem 20 calorias cada, então seis batatas já podem ser consideradas um petisco.”

 

As batatas podem ser parte de uma “alimentação saudável”, mas as “batatas fritas” na melhor das hipóteses são, definitivamente um dos melhores alimentos” diz a nutricionista e autora do livro: “Alimentos que Ajudam no Anti Envelhecimento: Fique Jovem, Viva Mais”Karen Ansel ao Yahoo Vida e Estilo. “Além disso, dependendo do restaurante, as batatas fritas podem ser fritas em óleos parcialmente hidrogenados, que são extremamente prejudiciais ao seu coração”, ela diz. “Além disso, a fritura acaba com os nutrientes naturais encontrados nas batatas, como a Vitamina C.”

 

Mas Alissa Rumsey, uma nutricionista e proprietária da Alissa Rumsey Nutrição e Bem-Estar, disse que a recomendação de Rimm é muito radical. “Colocar restrições na comida – sejam físicas (como só comer tal tipo de comida X batata frita) ou mentais (batatas fritas são ruins para mim) – é a causa desejos e acessos”, disse ela ao Yahoo Vida e Estilo. “Quando percebemos que a comida faz mal ou é fora dos limites ou sentimos que apenas podemos pedir porções pequenas, nosso corpo sente essa escassez e responde fazendo nossos desejos aumentarem e também fazendo com que comemos demais.”

 

No geral, Ansel recomenda “pensar na batata frita como um pedaço de torta – se você comer porções pequenas, em raras ocasiões, então está tudo certo.”

 

“Se você é fã de batata frita, ao cozinhar em casa você pode deixá-las um pouco mais saudáveis ao prepará-las numa fritadeira que exige só um pouco de óleo e ainda mantém a crocância”, diz Keatley.

 

Se você come batata frita na comida diariamente e mantém uma dieta saudável, não precisa se preocupar”, diz Ansel. “E quando você não coloca restrições, a batata frita se torna menos excitante e você é capaz de comer a comida, parar quando estiver cheio e seguir em frente”, diz Rumsey.

 

 

Korin Miller

Justen Celulares