Rui Car
06/04/2018 10h45 - Atualizado em 06/04/2018 09h03

Programa alimentar de escolas japonesas é o melhor exemplo de como educar crianças

Já no Brasil...

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Se no Brasil o governo nos envergonha quando o assunto é merenda escolar, no Japão a história é completamente diferente. A alimentação dos pequenos é algo extremamente importante não só para a saúde, mas também para educá-los em uma série de atitudes que servirão para a vida inteira.

 

Batizado de shokuiku, que significa “educação alimentar e nutricional”, o programa aplicado nas escolas japonesas ensina as crianças a importância de cuidar do corpo. O país tem como prioridade garantir o almoço nas escolas e caso os pais dos alunos não tenham como pagar a quantia de cerca de R$ 8,26 pelas refeições, há opções de almoço gratuito.

 

Divulgação
 

O almoço é algo quase sagrado, deve ser realizado com calma e as próprias crianças se servem, reforçando a importância de uma cultura autossuficiente. O arroz é a base das refeições, acompanhado de alguma carne ou peixe, legumes e uma sopa. O leite é a bebida servida com a refeição e as opções do menu variam de escola para escola.

 

Algumas oferecem em seu cardápio tofu, salada, frutas, ovos, entre outras. O resultado final não é apenas relacionado ao bem estar para o corpo dos estudantes, mas também ao aprendizado de como ter responsabilidade e hábitos alimentares saudáveis. Prova disso é que a expectativa de vida dos japoneses está entre as mais altas do mundo enquanto a obesidade, está abaixo da média global.

 

Divulgação
Justen Celulares