Rui Car
04/10/2017 15h10 - Atualizado em 04/10/2017 13h44

Pular o café da manhã pode dobrar o risco de doenças do coração, diz estudo

O estudo foi publicado no Journal of American College of Cardiology

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Você com certeza já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e um estudo recente acaba de comprovar isso. Nele, afirma-se que pessoas que pulam o café ou comem muito pouco pela manhã podem dobrar o risco de doenças cardiovasculares.

 

O estudo foi publicado no Journal of American College of Cardiology e descobriu que pessoas cujo café da manhã contém menos de 5% da ingestão diária recomendada de calorias (100 de 2,000), tinham o dobro de placas ateroscleróticas do que aqueles que ingerem uma refeição completa. Essas placas são uma espécie de depósito de gordura nas paredes das artérias e podem causar diferentes danos como ataque cardíaco ou um AVC.

 

Cerca de 4 mil trabalhadores corporativos de meia idade participaram do estudo, que analisou a prevalência e a progressão das placas ateroscleróticas. Cerca de 20% comiam um café da manhã completo e 70% revelaram que a refeição costuma ter baixa energia. Aqueles que pulam o café da manhã ou comem muito pouco, como apenas café preto ou um suco de fruta, somaram 3% do total.

 

Através de um ultrassom, os pesquisadores descobriram que as pessoas dessa última categoria tinha 1,5 vezes mais placas ateroscleróticas nas artérias do que aqueles que comiam corretamente todos os dias. Em algumas áreas do coração, esse número aumentou ainda mais, pulando para 2,5 vezes mais.

 

Os pesquisadores indicam que um café da manhã completo pode conter itens como uma xícara de café, leite ou iogurte, frutas e pão integral com tomate e azeite.

Justen Celulares