Rui Car
28/08/2020 09h42

Queda de meteoro é registrada no céu de Florianópolis

Segundo especialista, trata-se de um fragmento de cometa do tamanho de um punho

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC (Foto: Reprodução / Thiago Paes / Bramon)

Fonte: NSC (Foto: Reprodução / Thiago Paes / Bramon)

Delta Ativa

A câmera de um projeto de observação em Florianópolis flagrou nesta quarta-feira (26) à noite uma queda de meteoro na região. O registro foi feito por volta das 19h42min, com o meteoro sobre o oceano à sudeste de Florianópolis.

 

Segundo o astrônomo Silvino de Souza, trata-se de um fragmento de cometa geralmente chamado de “bólido”. São meteoros brilhantes que têm o tamanho parecido com um punho humano. Ao entrar na atmosfera em grande velocidade, eles queimam e raramente chegam a cair no solo.

 

– São fragmentos deixados durante a passagem do cometa pelo interior do sistema solar. Esse que está ocorrendo agora é de uma chuva de meteoros que teve o pico em 13 de agosto, mas alguns ainda podem ser vistos. O cometa é uma bola de neve suja, é o que sobrou do sistema solar. Como estão muito distantes, ao se aproximar do sol eles vão vaporizando e deixando um rastro de fragmentos. A Terra cruza esse rastro de detritos e eles vão caindo – explica o astrônomo.

 

Essas chuvas de meteoros ocorrem praticamente o ano inteiro, mas nem sempre são visíveis a olho nu. Nesse caso da imagem flagrada em Florianópolis, é possível ver claramente o rastro de luz durante os poucos segundos em que o fragmento de cometa queima no céu até sumir.

 

Segundo Silvino, uma nova chuva de meteoros poderá ser vista em outubro em Santa Catarina, com o pico previsto para o dia 22.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares