Rui Car
06/02/2022 14h47

Rainha Elizabeth celebra 70 anos de reinado

Celebração contou com o anúncio do desejo de Elizabeth II de ver Camilla, esposa do príncipe Charles, como rainha consorte

Assistência Familiar Alto Vale
Imagens da rainha Elizabeth foram exibidas em diferentes pontos de Londres para marcar seu jubileu de platina (Foto: Daniel Leal / AFP)

Imagens da rainha Elizabeth foram exibidas em diferentes pontos de Londres para marcar seu jubileu de platina (Foto: Daniel Leal / AFP)

Delta Ativa

A rainha Elizabeth II celebra neste domingo (06) 70 anos de reinado. A celebração, que ocorre em cerimônia íntima, contou com o inesperado anúncio de que a rainha deseja que Camilla, esposa do príncipe Charles, seja rainha consorte quando seu filho se tornar rei.

Em uma mensagem escrita com motivo de seu jubileu de platina, um marco que nenhum monarca britânico alcançou antes, a rainha, de 95 anos, expressou seu “sincero desejo” de que Camilla “seja conhecida como rainha consorte” quando o príncipe Charles, atualmente com 73 anos, subir ao trono.

 

Objeto de polêmicas durante anos, nada havia sido dito sobre o assunto até o momento. Um porta-voz disse que Charles e Camilla estavam “emocionados e honrados pelas palavras” da rainha, que também destacou o “trabalho leal” da duquesa de Cornualles.

 

Apesar do caráter histórico das sete décadas de reinado, não há mudanças na tradição, que não prevê nenhuma cerimônia oficial. Geralmente, a rainha costuma passar esse dia na propriedade real de Sandringham, ao norte de Londres.

 

Futura rainha Camilla

 

A imprensa britânica elogiou neste domingo a futura “rainha Camilla”, o que “encerra anos de especulações”, como destaca o jornal Daily Mail.

 

O primeiro-ministro Boris Johnson também prestou homenagens à rainha. “Em sete décadas de reinado mostrou um inspirador sentido de dever e uma devoção inabalável a esta nação“, afirmou.

 

Apesar das celebrações de sua ascensão ao trono, 6 de fevereiro também é uma data difícil para a rainha, já que é o mesmo dia da morte de seu pai, o rei George VI, vitimado por um câncer de pulmão. A coroação de Elizabeth II ocorreu quando ela tinha 25 anos de idade, em 1952.

 

Este ano é também o primeiro em que celebrará seu aniversário de reinado sem seu marido, o príncipe Philip, que morreu em abril de 2021, aos 99 anos.

 

Além disso, a monarquia enfrenta um período tenso entre as acusações de agressão sexual contra seu filho, o príncipe Andrew, e a mudança para os Estados Unidos de seu neto Harry com sua esposa Meghan.

 

Receita para uma rainha perfeita

 

Antes de viajar para Sandringham, a rainha analisou no Castelo de Windsor os objetos e mensagens que recebeu pelos seus jubileus anteriores, segundo o Palácio de Buckingham.

 

Entre eles, um cartão feito com tampas de garrafa e uma “receita para uma rainha perfeita” idealizada por uma criança.

 

“É muito divertido”, reagiu segundo a agência PA, sobre a receita que pede “500 ml de sangue real”, “um pouco de joias” e “uma pitada de lealdade”.

 

Vestida com um traje de cor turquesa e com um duplo broche de diamantes que ganhou de presente de seu pai, a rainha Elizabeth também viu as primeiras sobremesas criadas em um concurso do jubileu de platina.

 

No sábado, deu uma recepção em sua residência em Sandringham para os membros da comunidade local e grupos de voluntários.

 

Para comemorar a ocasião, moedas comemorativas foram cunhadas e oito selos que a representam em diferentes momentos de seu reinado foram emitidos.

 

Em breve, seu retrato será projetado em telas gigantes em várias cidades do país. Na segunda-feira (07), uma salva de 42 canhões será disparada no centro de Londres.

 

*Por Martine Pauwels

 

Fonte: AFP / Via: Diário Catarinense / NSC Total
Anderle Telhas e Acessórios