Rui Car
25/06/2021 09h50

Raro gambá albino é encontrado em SC e surpreende pesquisadores

Moradora chegou a confundir animal com um gato antes de acionar o resgate especializado

Assistência Familiar Alto Vale
Gambá é fêmea e tem entre seis e 14 meses (Foto: GOR Divulgação)

Gambá é fêmea e tem entre seis e 14 meses (Foto: GOR Divulgação)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Uma gambá albina foi resgatada em Porto Belo, no Litoral Norte, na última quarta-feira (23). O animal raro passou despercebido durante dias, já que moradores o confundiam com um gato. Porém, nesta manhã ele foi capturado pelo Grupo de Operações e Resgates (GOR). O bicho deve permanecer em cativeiro por tempo indeterminado.

 

Conforme a assessoria do GOR, a equipe foi acionada após a gambá ser vista no pátio de uma casa do bairro Balneário Perequê. A moradora contou que já tinha notado a visitante de pelos claros em outros momentos, mas pensou se tratar de um gato. Segundo o biólogo Carlos Rocha, que fez o resgate, animais silvestres albinos são extremamente raros. Ainda de acordo com o Grupo, Santa Catarina não tinha, até o momento, registro oficial de gambás albinos encontrados no Estado. A novidade é tamanha que o GOR agendou uma reunião com a Polícia Militar Ambiental para falar sobre o ocorrido, já que o animal é importante para estudos e acompanhamento.

 

O mamífero tem entre seis e 14 meses e será monitorado pelos profissionais no espaço criado para a permanência de animais silvestres no município até que se decida o que fazer. Como não é vantajoso para a espécie ter a coloração clara, pois facilita a vida dos predadores, a intenção deixar o animal em cativeiro.

 

Assim, além de permanecer menos vulnerável, o bicho poderá ser estudado por pesquisadores. Não é todo dia que um Didelphis albiventris, nome científico do gambá de orelha branca, surge por aí.


POR: BIANCA BERTOLI – JORNAL DE SANTA CATARINA / NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares