Rui Car
04/03/2017 09h55 - Atualizado em 04/03/2017 08h18

Reações no Facebook agora são mais importantes do que curtidas

Ainda não se sabe quais serão os impactos da mudança

Assistência Familiar Alto Vale
Tech Tudo

Tech Tudo

Delta Ativa

Um ano após o lançamento das reações no Facebook, uma mudança no algoritmo da plataforma vai alterar o ”peso” do recurso perante as curtidas. Ou seja, as publicações que receberem mais reações – “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr” – terão mais visibilidade no feed de notícias do que os posts que foram apenas curtidos — tiveram likes tradicionais — (ou receberam poucas reações). 

 

Em um primeiro momento, as cinco reações terão o mesmo peso, mas, com o tempo, é possível que as emoções passem a ter impactos distintos na visibilidade dos conteúdos publicados. 

 

Dados da plataforma apontam que as reações foram usadas mais de 300 bilhões de vezes desde que foram lançadas. De acordo com a rede social, a reação mais usada atualmente é o coração (Love), que representa mais da metade dos usos.

 

Segundo o Facebook, a mudança deve ocorrer devido a diferenças de comportamento entre as curtidas e as reações. “No último ano, descobrimos que, se as pessoas reagem a um post, isto é um sinal de que elas querem ver aquele tipo de conteúdo mais do que quando eles deixam um curtir, então nós estamos atualizando o feed para levar as reações mais em conta do que os likes ao decidir quais histórias são relevantes”, diz a rede social.

 

Ainda não se sabe quais serão os impactos da mudança para anunciantes da rede social. Para os usuários comuns, a única mudança, como já citado, será na ordem de conteúdo exibido no feed de notícias, de acordo com a quantidade de reações que um post receber na vida últil no feed.

Justen Celulares