Rui Car
17/09/2018 16h10 - Atualizado em 17/09/2018 14h15

Restaurante em São Paulo oferece almoço gratuito a crianças com câncer

Por Juliana Gola

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

“Penso que um dos melhores remédios para o ódio na sociedade é fazer o bem”, diz Manoel Almeida, dono do restaurante Sophia Osteria na zona oeste de São Paulo. Em junho, ele colocou uma placa na sacada oferecendo buffet livre para crianças em tratamento no Hospital Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), hospital público ligado ao Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. “Sempre via essas crianças passarem na porta do restaurante e poucas famílias acabavam almoçando. Pensei que a placa poderia incentivar a vinda deles”, conta.

 

Com um movimento ainda baixo, nos primeiros meses, Manoel procurou o Itaci para ajudar na divulgação. O Hospital oferece alimentação para os pacientes, cerca de 70 crianças a cada dia, e para um acompanhante, mas o tratamento muitas vezes causa enjoos. “É uma maravilha o que o Manoel está fazendo. Ver uma criança comendo o prato todo num momento delicado como esse é um conforto para todos nós”, diz Vagner Carvalho, superintendente da Fundação Criança, responsável pela assistência integral à saúde dos pacientes no Itaci e quem passou a promover a ação do restaurante entre as famílias atendidas.

 

Atualmente, 97% dos pacientes vêm do SUS (Sistema Único de Saúde), de diversas regiões do país, sendo 30% de outros estados. “Uma mãe me disse uma vez que tinha que escolher entre pagar o transporte ou o almoço do filho, então vinha a pé até o hospital”, conta Vagner.

 

Para que a ação funcione, Vagner Carvalho conta que é preciso procurar o atendimento do Itaci e retirar o ticket que será entregue no restaurante. O ideal é que o almoço seja oferecido a pacientes em tratamento contínuo e de baixa renda.

 

Com a viralização da história na internet, outros pacientes passaram a frequentar o restaurante na hora do almoço. “Vê-los comendo com vontade já paga qualquer coisa”, diz Manoel. “O mais importante é que essa ação motivou outras tantas e essa espiral positiva pode fazer uma grande diferença na vida de crianças que precisam tanto desses cuidados”, completa.

 

Um café da região se interessou em fazer algo e já procurou o restaurante para pensar na melhor forma de atuar. Assim como uma parceria que o Manoel já adianta estar desenvolvendo para mapear outros estabelecimentos próximos de outros hospitais para pensar numa rede de apoio. “Estou bem empolgado com isso!”, diz Manoel que está há 15 anos no setor de alimentação e é sócio de outro restaurante no Itaim, de comida por quilo.

Justen Celulares