Rui Car
28/12/2018 09h55 - Atualizado em 28/12/2018 09h03

Retinol, colágeno e ácido glicólico: o que são e para que servem?

Podem nos ajudar a reduzir os sinais da idade

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Entre os ingredientes mais populares para o cuidado da pele, há três que se destacam: retinol, colágeno e ácido glicólico. Embora todos ofereçam benefícios, não saber qual é a função de cada um deles pode ser contraproducente. É por isso que resolvemos investigar e entender exatamente o que são e para que servem.

 

O retinol, o colágeno e o ácido glicólico podem nos ajudar a reduzir os sinais da idade. Foto: PeopleImages / Getty Images.
 

O que é o retinol?

O retinol é um derivado da vitamina A que “ajuda a atenuar a aparência das rugas e linhas de expressão, a suavizar as manchas escuras e a hiperpigmentação, além de aumentar a renovação celular, estimulando a produção de colágeno e elastina,” de acordo com Maria Hatzistefanis, fundadora da Skincare Rodial.

 

O que é o ácido glicólico?

Este ingrediente esfolia a pele e proporciona brilho. De acordo com o que a dermatologista Loretta Ciraldo disse ao Huffingtonpost, ele costuma estar presente nos peelings químicos, já que sua principal função é eliminar as células mortas da pele, dando-lhe mais luminosidade. Além disso, é ideal para preparar sua pele para outros tratamentos, como para absorver melhor a maquiagem e até medicamentos para a acne. Produtos como o novo soro concentrado Rodial Glycolic Drops são ótimas escolhas.

 

O que é o colágeno?

O colágeno é uma fibra de proteína que ajuda a regenerar a pele, de acordo com Hatzistefanis. Sua presença em cremes colabora na regulação da a densidade da pele, apoia a elasticidade e reduz as rugas e linhas de expressão.

 

Nem todos os produtos são ideais para todos os tipos de pele, e nem sempre podem ser misturados. Foto: KMM Productions / Getty Images.
 

Quem pode se beneficiar destes compostos?

Levando em conta as informações compartilhadas, fica claro que estes compostos podem ser mais ou menos recomendados para diferentes tipos de pele e que nem sempre devem ser combinados entre si:

 

  • Retinol: Hatzistefanis explica que produtos como o Rodial Retinol Drops são recomendáveis para peles com mais idade, mais propensas a manchas e à hiperpigmentação. Apesar disso, não é recomendável usá-lo antes de peelings, procedimentos de microdermoabrasão e tratamentos com laser. Na verdade, também não se deve usá-lo no dia anterior a uma esfoliação caseira, de acordo com uma declaração da dermatologista Whitney Bowe para o site Instyle. Hatzistefanis também ressalta que o retinol não deve ser misturado com o ácido glicólico.
  • Ácido Glicólico: Como já dissemos, este é um produto ideal para peles com acne, não apenas porque reduz visivelmente este problema, mas também porque ajuda a evitá-lo. No entanto, se sua pele é sensível ou você sofre de rosácea, ele não é recomendável. Também não se deve usá-lo pela manhã se você vai ficar exposta ao sol ou vai à piscina. Ao aplicá-lo, é muito importante não se esquecer da proteção solar, mesmo que o composto faça parte da sua rotina noturna de beleza. Além disso, vale lembrar que ele costuma ressecar a pele, por isso é importante hidratá-la com frequência.
  • Colágeno: Foi demonstrado que o corpo não absorve o colágeno presente nos cremes, por isso ele não é capaz de eliminar as rugas, embora ajude a reduzi-las e, com o tempo, a suavizar as linhas de expressão, além de hidratar muito bem a pele. É por isso que Hatzistefanis recomenda o uso do novo soro Rodial Collagen Drops para pessoas com a pele seca, e ressalta que sua aplicação é ideal após o uso do ácido glicólico.

 

Com estas informações, você já pode ter uma ideia mais clara que quais produtos são os mais adequados para o cuidado da sua pele.

 

 

Maribel Barros

Justen Celulares