Rui Car
11/05/2017 10h45 - Atualizado em 11/05/2017 08h26

Saiba o motivo pelo qual precisamos ir ao banheiro à noite

Texto: Bárbara Asnaghi

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

No meio da noite, do nada, você acorda e precisa correr para o banheiro! Isso acontece com frequência? Em alguns casos, esta incômoda situação pode ser resolvida com uma mudança de hábitos. Em outras, pode ser um sintoma de um problema subjacente. Saiba mais:

 

Noctúria: urinar frequentemente à noite

Também conhecido como poliúria noturna, este é o termo médico para descrever a urina em excesso durante à noite. Normalmente, o corpo produz menos urina quando você está dormindo, mas essa urina é mais concentrada. A maioria das pessoas não precisa se levantar durante a noite para urinar. Fazer isso gera uma interrupção do sono, que deveria durar por 6 a 8 horas, segundo o site HealthLine. Mas se você for uma das pessoas que precisa acordar várias vezes para usar o banheiro, isso pode significar algumas coisas.

 

A pergunta premiada

A necessidade de acordar durante a noite para usar o banheiro pode ser mais ou menos frequente. O importante é que você determine se você está acordando e decidindo levantar e ir ao banheiro, ou se é a necessidade de urinar é que está acordando você, aponta o médico Randy Wexler, na revista Prevention. O especialista explica que determinar isso é vital. Se você acorda porque seu parceiro ronca, porque você tem insônia ou por qualquer outro motivo não relacionado com uma bexiga cheia, não há qualquer problema nisso. Mas atenção! Se for a necessidade de urinar que faz você sair da cama de madrugada, não ignore este sintoma, disse Wexler.

 

Principais causadores do problema

Observe se você possui algum desses maus hábitos ou problemas.

 

-Tomar muita água na hora de dormir

“Eu vivo dizendo aos meus pacientes para pararem de tomar água duas horas antes de dormir”, disse Wexler para a Prevention. Além disso, ele também aconselha que você esvazie a bexiga antes de ir para a cama.

 

-Tomar álcool ou cafeína antes de dormir

Não é novidade que ambas as bebidas aumentam a quantidade de urina que o corpo produz. Não tome mais cafeína após às 18 horas e corte o álcool 3 horas antes de dormir, sugere o especialista.

 

-Baixos níveis de hormônios diuréticos

Com a idade, vem uma perda natural do hormônio que ajuda a controlar os fluidos em seus rins, diz o urologista Tobias Köhler para a mesma revista.

 

-Você pode estar com uma infecção

Se você for mulher e descartou os motivos anteriores, é bem possível que você esteja com uma infecção urinária, diz Wexler. Se for o caso, a micção pode ser acompanhada de ardor, gotejamento ou um desconforto que continua durante todo o dia.

 

-Inchaço nas pernas

Seus pés ou pernas estão maiores do que o normal? Você pode ter um “edema”, uma retenção de líquido que faz você querer urinar muito quando se deita. Para corrigir isso, Köhler recomenda que você fique com as pernas levantadas duas horas antes de dormir.

 

-Diabetes ou pré-diabetes

Se você sofre com qualquer uma dessas duas condições, seu corpo produz mais urina para remover o excesso de açúcar no sangue, algo que ocorre tanto durante o dia quanto à noite. Caso você beba bastante água e ainda sinta uma sede constante, isso pode ser um sinal de alerta, disse Wexler.

 

-Gravidez

A micção noturna pode ser um sintoma de que você está grávida. Se for o caso, é mais comum que o sintoma apareça um pouco mais adiante na gravidez, à medida que o útero pressiona a bexiga, diz o site HealthLine.

 

-Apneia do sono

Se você tiver apneia obstrutiva do sono, a micção noturna também pode ocorrer.

Se você tiver dúvidas sobre quaisquer casos mencionados, consulte um médico.

Justen Celulares