Rui Car
18/12/2017 10h45 - Atualizado em 18/12/2017 09h14

Saiba o que pode estar por trás do seu ciúme

Quanto menos ciúme houver em seu relacionamento, mais felizes ambos serão

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Não importa se você está num relacionamento há muitos anos ou se poucas semanas se passaram desde que você conheceu seu “rolo” atual, é possível que você já tenha sentido uma pontada de ciúmes em algum momento. Você nota seu parceiro(a) olhando alguém bonito e rapidamente entra no ‘modo de alerta’, questionando por que ele(a) poderia querer olhar para outra pessoa. Afinal, você está ao seu lado e está incrível hoje.

 

Apesar disso, embora você possa culpar o outro pela sua reação alegando que ele(a) fez você sentir ciúme, esta é uma verdade que você precisa ouvir: na maioria das vezes este sentimento tem mais a ver com você do que com o comportamento da pessoa amada. “Se alguém está efetivamente tentando fazer você sentir ciúme, é uma coisa,” diz Rachel Sussman, terapeuta norte-americana especializada em relacionamentos. “Mas se você está namorando alguém e ele ou ela está encontrando ou conversando com outras pessoas e isso faz você sentir ciúme, é preciso se perguntar o que está por trás deste sentimento”. Colocar a culpa no outro não é uma boa resposta – você precisará investigar mais a fundo.

 

“O ciúme tende a ser causado por uma de duas coisas,” diz Brandy Engler, psicóloga clínica de Los Angeles. “Pode ser medo de perder alguém, o que talvez indique questões de abandono com as quais você precisa lidar. No entanto, geralmente trata-se de algo relacionado ao ego”. Engler explica que a ideia de que você é tão único e especial que seu parceiro nem pensaria em olhar ou passar um tempo com outra pessoa é o que motiva este ciúme. “Há uma suposição de que se seu parceiro o ama e está feliz com você, nunca mais deve notar outros homens ou mulheres,” diz ela. “Isso, é claro, não é realista. O mundo está cheio de pessoas atraentes e interessantes, que você provavelmente também já notou. Então é normal que a pessoa que você ama faça o mesmo”.

 

“Há uma suposição de que se seu parceiro o ama e está feliz com você, nunca mais deve notar outros homens ou mulheres. Isso, é claro, não é realista”.

 

Engler ressalta que só porque o seu parceiro(a) percebe outras pessoas, não significa que ele ou ela irá cometer uma traição – você precisa acreditar nisso. “Os relacionamentos saudáveis são baseados na confiança,” Sussman diz. “Muitas pessoas dirão que têm dificuldade em confiar, e isso me diz que elas precisam trabalhar esta questão antes de iniciar um relacionamento”. Isso também é verdade se seu ciúme está relacionado a algo que aconteceu no passado – como uma infidelidade. Se a sua confiança foi abalada e estes sentimentos estão aflorando, você precisa entender como restabelecê-la.

 

Felizmente, é possível trabalhar esta insegurança nas sessões de terapia, seja individual ou de casal. Além disso, Engler afirma que o ciúme tende a desaparecer com a idade. “Conforme ficamos mais velhos costumamos perceber que há pessoas incríveis no mundo, e isso não diminui o que nós somos,” diz Engler. “Com o tempo, você aprende a se sentir menos ameaçado ao focar o que é único na conexão que compartilha com seu parceiro(a) e por que ela é tão especial. Este é o motivo pelo qual vocês estão juntos, e não porque você, como indivíduo, é único e especial”.

 

Engler explica que há exercícios diários que você pode fazer para tentar se livrar do ciúme que sente. “Uma dica que dou aos meus clientes é observar as pessoas de quem você sente ciúme,” ela diz. “Em vez de sentir inveja, tente se sentir feliz por elas. Há algo nesta prática que nos afasta do nosso senso de superioridade, e quando você se sente feliz pelos outros, alcança uma tranquilidade em relação a si mesmo”.

 

Isso pode ser difícil – especialmente quando as redes sociais permitem se comparar com qualquer um – mas um pouco de prática pode ajudar muito a superar este sentimento. Quanto menos ciúme houver em seu relacionamento, mais felizes ambos serão.

 

 

Maria Del Russo

Refinery 29 UK

Justen Celulares