Rui Car
01/06/2018 09h55 - Atualizado em 01/06/2018 08h47

Saiba por que contar calorias não garante a perda de peso

O total recomendado é de 400 calorias no café da manhã, 600 calorias no almoço, e outras 600 calorias no jantar

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Contar calorias é um método usado há décadas para ajudar as pessoas a controlar o que comem e, como resultado, o peso. Mas, enquanto defendemos isso como uma diretriz básica, os nutricionistas ressaltam que só porque algo possui baixa caloria não significa que seja bom para você.

 

Um novo estudo provou esta teoria, e mostrou que a simples estratégia de contar calorias não garante a perda de peso – ou a boa saúde. A pesquisa, publicada no Obesity Reviews, reuniu 22 cientistas norte-americanos de diferentes universidades para avaliar quão importante é o valor nutricional de cada alimento – e não apenas o seu teor calórico.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 

As descobertas revelaram que “as calorias de qualquer alimento têm o potencial de aumentar o risco de obesidade e síndrome metabólica, já que todas elas podem contribuir diretamente para um superávit de energia e o acúmulo de gordura”. Efetivamente, se você apenas contar calorias, ainda estará suscetível ao ganho de peso e ao desenvolvimento de diversas doenças.

 

Por exemplo, os pesquisadores do estudo descobriram que tomar refrigerantes é muito pior do que ingerir a mesma quantidade de calorias consumindo alimentos ricos em amido, como a batata. As bebidas açucaradas, segundo os especialistas, “aumentam claramente” o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 
 

Então, embora você possa pensar que está no caminho da perda de peso, se mantiver uma dieta lunática focada apenas em bebidas com gás adocicadas, saiba que você seria muito mais saudável (e acumularia menos gordura) se ingerisse a mesma quantidade de calorias vindas de batatas todos os dias. O que você prefere?

 

Apesar das conclusões, a ideia do estudo não é minimizar a importância de estar atento à ingestão calórica. No começo deste ano a Public Health England divulgou diretrizes sobre quantas calorias devemos consumir em cada refeição do dia. O total recomendado é de 400 calorias no café da manhã, 600 calorias no almoço, e outras 600 calorias no jantar.

 

Este é um excelente guia a seguir, contanto que você também esteja mantendo uma dieta balanceada. Porque, comer 600 calorias em salgadinhos duas vezes ao dia não vai torná-lo mais saudável, e nem vai ajudá-lo a queimar gordura.

 

Catriona Harvey-Jenner

Justen Celulares