Rui Car
30/05/2017 09h55 - Atualizado em 30/05/2017 08h16

Saiba por que você não deve tentar fugir de carro em caso de ataque nuclear

A ideia de que se pode fugir do pó radioativo usando um carro é falsa

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Muitas pessoas andam preocupadas com a possibilidade de uma guerra nuclear.

 

Muitos de nós já pensamos em entrar no carro e escapar para algum lugar seguro, em caso de um ataque, mas essa pode ser a pior coisa a se fazer.

 

Brooke Buddemeier, um especialista em radiação do Lawrence Livermore National Laboratory diz que a radiação viaja a centenas de quilômetros por hora, na atmosfera.

 

A ideia de que se pode fugir do pó radioativo usando um carro é falsa, ele avisa.

 

Ele disse ao Science Alert que “muita gente tem essa noção por causa dos filmes de Hollywood. Neles, as pessoas entram no carro e tentam fugir da cidade quando enxergam um cogumelo nuclear.”

 

 

Há cerca de 15.000 armas nucleares no mundo – e cerca de um décimo delas estão carregadas e prontas para disparar imediatamente.

 

Buddemeier diz que muitas vezes o pó radioativo viaja pela atmosfera a 160 km por hora, não necessariamente na mesma direção dos ventos.

 

Buddemeier diz: “As chances de descobrir a direção da precipitação do pó radioativo e deixá-lo para trás, são muito pequenas. Estamos falando de partículas do tamanho de grãos de areia ou sal. O perigo está na radiação gama que sai dessas partículas.”

 

“Os veículos modernos, feitos de vidro e metais muito leves, e quase não oferecem proteção. Se uma pessoa tentar fugir dessa forma, será atingida em algum ponto da estrada.”

 

 

Rob Waugh

Yahoo News UK

Justen Celulares