Rui Car
15/05/2017 11h37 - Atualizado em 15/05/2017 08h33

Saiba por que você nunca lembra se trancou a porta de casa

Problema resolvido

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Você já se perguntou por que nunca lembra se trancou a porta de casa, desligou o ferro de passar roupas ou colocou as chaves na bolsa? A ciência tem a resposta. Visualize a cena: você acabou de chegar no metrô quando um pensamento preocupante surge na sua mente: “Será que eu desliguei a chapinha?” Parece familiar? Imaginamos que sim.

 

Afinal, por que não conseguimos lembrar se fizemos estas tarefas simples, embora vitais, do nosso dia a dia? Da mesma forma como você não se lembra do caminho de casa até o trabalho, ou da sua caminhada até o ponto de ônibus, os especialistas acreditam que você não lembra se completou estas tarefas cotidianas porque as realiza no piloto automático.

 

O fato de que você faz essas tarefas todos os dias, significa que não é preciso pensar nelas. E como você não pensa nelas, não consegue responder quando a parte ansiosa do seu cérebro começa a questionar se elas realmente foram feitas.

 

“A principal razão pela qual esquecemos pequenas coisas, como o fato de termos trancado a porta, desligado o forno ou apagado as luzes da cozinha, é porque estas são tarefas que completamos no piloto automático,” explica Idriz Zogaj, cofundador do aplicativo Remente, focado em desenvolvimento pessoal e bem-estar mental.

 

O fato de que muitas vezes estamos fazendo várias coisas ao mesmo tempo, também desempenha um papel relevante. “Você tranca a porta de casa todos os dias depois de sair, mas faz isso enquanto está conferindo se está levando todo o necessário na bolsa, tentando não perder o ônibus, e provavelmente se preocupando com os compromissos do dia,’ Zogaj continua.

 

“Como você completa a tarefa no piloto automático, o cérebro não mantém seu foco nela, e sim nas preocupações mais importantes, como estar atrasado para o trabalho”.

 

O que podemos fazer para conseguir lembrar, e ter certeza de que não voltaremos para casa e encontraremos um incêndio ou um assaltante?

 

Zogaj acredita que tentar praticar a atenção plena nas tarefas que estamos desempenhando pode ajudar. “A melhor coisa que você pode fazer para prevenir o esquecimento é prestar atenção, e manter o foco em cada tarefa que faz, garantindo que não precisará voltar para checar se a porta está trancada ou não,” ele diz.

 

Será que eu desliguei a chapinha? [Foto: Pexels]
 
 

O site Startsat60.com tem outra dica inteligente para saber se fizemos uma determinada tarefa da nossa lista de prioridades. Eles sugerem que você pense ou faça algo incomum, no momento em que desligar o forno ou trancar a porta. Quanto mais estranho e bobo, melhor.

 

Você pode até receber alguns olhares curiosos dos vizinhos se fizer uma dancinha engraçada ou disser “estou trancando a porta” em voz alta, mas perceberá que este método realmente é útil. De acordo com o site, o fato de manter o foco em outra coisa, irá frear o piloto automático e forçá-lo a pensar no que realmente está fazendo.

 

Então, na próxima vez em que você estiver no ônibus, e o pânico tomar conta da sua mente, pensando se deixou a janela do banheiro aberta, em vez de voltar para checar, você provavelmente vai se lembrar da dança que fez enquanto a fechava, e poderá continuar o seu dia normalmente. Problema resolvido.

 

 

Marie Claire Dorking

Yahoo Style UK

Justen Celulares