Rui Car
20/12/2021 14h29

Saiba qual cidade de SC será a primeira a implementar o sinal 5G no estado

O município do Norte está entre as cinco primeiras cidades do país que irão receber o sinal

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Freestocks / Unsplash

Foto: Freestocks / Unsplash

Delta Ativa

O município de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, será a primeira cidade do estado a integrar a rede nacional de 5G. O município está entre as cinco primeiras cidades do país que irão receber o sinal. A informação foi divulgada durante evento realizado em Natal (RN), na quinta-feira (16).

 

No evento, o Ministério das Comunicações e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) firmaram uma parceria para a criação do projeto, que visa a implementação de redes inteligentes de 5G em municípios brasileiros.

 

Na avaliação do presidente do Comitê Inova, Gustavo Pacher, a implementação do sinal irá gerar ainda mais desenvolvimento econômico e social para o município. Para Pacher a disponibilidade de internet 5G representa tecnologia de ponta e uma maior agilidade na comunicação e trânsito de dados e isso acaba por atrair novos investimentos para a cidade.

 

Processo

 

Para Jaraguá do Sul ser a primeira cidade catarinense contemplada com o sinal, foi necessário realizar mudanças, inclusive na legislação do município.  Para o prefeito Antídio Lunelli o resultado faz parte de um trabalho conjunto do poder público com as entidades do município.

 

A inovação abre muitas oportunidades e quem sair na frente conseguirá aproveitar melhor. Para chegar a esse anúncio da instalação da rede de 5G percorremos todo um caminho anteriormente. Mudamos leis existentes, criamos, investimos em infraestrutura e formamos um Comitê, o Inova Jaraguá, só para buscar consolidar esse tipo de política pública em parceria com a iniciativa privada”, explicou o prefeito.

 

Tecnologia Conecta 5G

 

Conforme o município, a quinta geração das redes móveis (5G) terá conexões 100 vezes mais rápidas que a atual rede disponível, a 4G. Isso trará benefícios para a população e empresas, que terão comunicações mais rápidas e novos serviços de cidades inteligentes.

 

Além disso, a tecnologia que é inédita transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular, que espalham o sinal do 5G. Além de Jaraguá do Sul, outros quatro municípios devem receber o sinal: Curitiba (PR), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE) e Araguaína (TO).

 

De acordo com a Agência de nesta primeira fase, o projeto terá a duração de 36 meses e serão investidos R$ 10,3 milhões.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares