Rui Car
27/09/2021 16h59

Santa Catarina institui “Dia Catarinense da Abelha” no calendário

Nova data comemorativa foi sancionada pelo governador do Estado, Carlos Moisés, após discussão e aprovação de texto na ALESC

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução / Pixabay)

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução / Pixabay)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Santa Catarina ganhou, na quarta-feira (22), mais um dia de festividades em seu calendário. Em decisão publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), o governador Carlos Moisés sancionou o texto que institui o dia 20 de maio como o “Dia Catarinense da Abelha”.

 

A data se aproxima do dia 22 de maio, quando é comemorado o Dia do Apicultor no Brasil. Em Santa Catarina, a ideia, proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), na ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), aponta para a necessidade de políticas públicas referentes à preservação da abelha.

 

A partir de agora, o Estado deverá, em teoria, dar maior atenção ao tema, já que, segundo dados divulgados pela ONG Bee or Not to Be, entre os anos 2013 e 2017, foram contabilizadas cerca de 20 mil mortes de colmeias no Brasil.

 

Vale ressaltar que o inseto é de suma importância na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos como o mel.

 

Proposta na ALESC

 

Segundo Baldissera, o Estado é uma espécie de vitrine para a causa, já que a região é propícia para a grande variedade de espécies que possui.

 

Já temos o Dia do Apicultor comemorado em 22 de maio. Para marcar também, em maio, a data do dia 20 como o Dia Catarinense da Abelha, chamamos ainda mais a atenção para a importância deste inseto para a vida, principalmente na região do sul do Brasil, onde existe uma variedade muito grande de espécies e uma diversificada tipologia climática e geográfica”, lembrou.

 

Vale lembrar que, em 2017, as Nações Unidas proclamaram, esta mesma data, 20 de maio, como o Dia Mundial da Abelha, contando com o patrocínio de 155 estados-membros.


FONTE: ND+
FOTO: PIXABAY

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares