Rui Car
10/08/2018 14h03

Segundo estudo, cachorros correm para consolar seus donos quando os veem chorar

Duas situações foram criadas para descobrir a reação dos animais

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Se você tem um cão de estimação, já notou que eles parecem sentir quando estamos tristes. E se nos veem chorar, eles fazem de tudo para tentar nos agradar e saiba que essa atitude acaba de ser cientificamente comprovada.

 

A pesquisa foi feita por cientistas americanos e publicada no periódico Leaning & Behavior e os testes foram realizados com 34 cachorros e seus donos. Eles foram separados em dois ambientes e os animais tinham que reagir a diferentes tipos de situações.

 

Uma delas era quando ouviam o dono chorando e na outra, cantando uma canção tranquila. Ambos podiam se ver através de paredes de vidro e a porta que os mantinha separados foi fechada com ímãs, facilitando a abertura com as patas e focinho.

 

Duas situações foram criadas para descobrir a reação dos animais. Na primeira, os donos deveriam pedir por ajuda com tom de voz calmo e melódico. Na segunda, eles urgiam por socorro de forma mais calorosa, além de fazer sons de choro. Os resultados mostram que os cachorros conseguiram abrir a porta com maior rapidez ao ouvir barulho de choro do outro lado do que quando ouviam o dono cantar.

 

Mesmo sem uma diferença significativa na abertura das portas, a rapidez é que foi surpreendente, já que os cães reagiram mais rapidamente ao ouvir seus donos chorarem. Eles levaram uma média de 23,43 segundos para abrir a porta nesse caso, contra 95,89 segundos quando os donos cantavam.

 

“O experimento encontrou indícios de que cães agem para ajudar humanos, e a velocidade com que abriram a porta indica que são sensíveis ao estado emocional de seus donos”, afirma o estudo.

Justen Celulares