Rui Car
30/10/2018 11h30

Segundo pesquisador, chorar uma vez por semana é o segredo para vida livre de estresse

Yoshida não é a primeira pessoa a destacar os efeitos calmantes do choro

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Qual é o segredo para uma vida livre das dores de cabeça provocadas pela tensão e da inquietação causada pelo estresse?

 

De acordo com um pesquisador japonês, a resposta não está no riso, no sono ou em uma xícara de café quente – ele alega que as lágrimas são o caminho mais benéfico para diminuir o estresse.

 

O ex-professor do ensino médio Hidefumi Yoshida, de 43 anos, refere-se a si mesmo como “professor das lágrimas” e organiza oficinas e palestras regularmente por todo o Japão para educar as pessoas a respeito dos benefícios psicológicos trazidos pelo ato de chorar.

 

“O choro é mais eficaz do que o riso ou o sono na redução do estresse,” disse ele ao Japan Times.

 

Yoshida explica que ouvir músicas emotivas, assistir a filmes tristes e ler livros que nos levam às lágrimas, pode oferecer benefícios enormes para a saúde mental, por estimular a atividade de nervos parassimpáticos, o que diminui a frequência cardíaca e tem um efeito calmante na mente.

 

“Se você chorar uma vez por semana, poderá ter uma vida livre de estresse,” acrescentou.

 

Em 2014, Yoshida se uniu a Hideho Arita, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Toho, em Tóquio, para lançar uma série de palestras com foco em aumentar a conscientização sobre os benefícios do choro.

 

Desde então, recebeu incontáveis pedidos de escolas e empresas para que liderasse oficinas e outras atividades sobre o tema.

 

Em setembro, Yoshida deu uma palestra para os estudantes do ensino médio de uma escola em Daito, Japão, na qual 79 alunos adolescentes assistiram a um filme que deveria induzi-los às lágrimas.

 

Depois todos escreveram redações, lidas em voz alta, sobre como a experiência fez com que se sentissem. Yoshida não é a primeira pessoa a destacar os efeitos calmantes do choro.

 

Em 1981, um estudo chamado “Tear Expert” (Especialista em Lágrimas, em tradução livre) conduzido pelo Dr. William Frey na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluiu que chorar libera endorfinas, promovendo sensações de felicidade e bem-estar.

 

Outro estudo realizado em 2008 envolvendo mais de 3 mil participantes descobriu que chorar fazia com que as pessoas se sentissem muito melhor em situações difíceis, levando os autores a sugerir que a indução das lágrimas deveria ser usada como uma forma de terapia.

 

Olivia Petter

The Independent

Justen Celulares