Rui Car
28/06/2021 16h25

Sem saber, mulher faz vídeo com o polvo mais venenoso do mundo

Comunidade científica alerta para que as pessoas mantenham distância destes animais, ainda mais quando estiverem atrativos e coloridos

Assistência Familiar Alto Vale
Animal é conhecido como o polvo mais perigoso do mundo (Foto: Anthony Sefuentes / Shutterstock / Reprodução)

Animal é conhecido como o polvo mais perigoso do mundo (Foto: Anthony Sefuentes / Shutterstock / Reprodução)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Sem saber, uma mulher gravou um vídeo segurando o polvo mais venenoso do mundo na Indonésia! O animal marinho pequeno e de cores chamativas fisgou a atenção da jovem que decidiu gravar um vídeo com ele para a rede social sem saber do risco que corria.

 

O vídeo que viralizou no TikTok já registra mais de 14 milhões de visualizações e mostra a mulher segurando o animal.

 

Com um tamanho que varia entre 12 e 20 centímetros, o polvo é coberto por dezenas de anéis azuis, que junto à cor amarelada do restante do seu corpo, atrai os mais curiosos. Aliás, esses anéis só se tornam visíveis quando o animal está se sentindo estressado ou ameaçado.

 

Reluzir os anéis é uma técnica utilizada para evitar que estes animais sejam devorados pelos caçadores, demonstrando que eles são mais venenosos e tóxicos. Porém, no caso da mulher, a cor curiosa gerou o efeito contrário. Veja o vídeo:

 

 

No caso do polvo, as cores não são uma simples técnica. Elas realmente demonstram perigo devido à presença de uma toxina chamada tetrodotoxina (TTX), bastante prejudicial aos outros seres e que pode ser fatal, embora o polvo animal não seja agressivo em seu habitat natural.

 

Na internet, uma postagem publicada no site Ocean Conservancy, de autoria da ecologista marinha Erin Spencer, relatou que a mordida do polvo costuma ser indolor, fazendo com que a pessoa não saiba que foi atacada.

 

Primeiro, o veneno bloqueia os sinais nervosos por todo o corpo, causando dormência muscular. Outros sintomas incluem náusea, perda de visão ou cegueira, perda de sentidos e perda de habilidades motoras. Em última análise, causará paralisia muscular, incluindo os músculos necessários para respirar, levando à parada respiratória. Não há antídoto conhecido, mas as vítimas podem ser salvas se a respiração artificial for iniciada imediatamente”.

 

O polvo mais perigoso do mundo é tão venenoso quanto bonito.



SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares