Rui Car
02/07/2021 10h10

Semana mais fria do ano em SC: um alerta para as doenças respiratórias

Saiba como prevenir as doenças respiratórias mais comuns no inverno

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem ilustrativa (Foto: Freepink)

Imagem ilustrativa (Foto: Freepink)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Na última terça-feira (29), Santa Catarina registrou a temperatura mais baixa neste ano: -7,5 graus em Bom Jardim da Serra. Muitas outras cidades das regiões mais altas do estado também marcaram negativas nos termômetros neste dia. Essa onda intensa de frio traz um alerta muito importante com relação às doenças respiratórias.

 

As temperaturas em queda, o ar mais seco e a tendência de permanecer em ambientes fechados favorecem a disseminação dos vírus causadores de doenças como gripe, resfriado, rinite, asma, faringite, laringite, otite, sinusite e pneumonia”, explica o otorrinolaringologista Márcio Freitas.

 

Segundo o especialista, essas infecções, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para quadros mais graves e causar complicações. Mas, a boa notícia é que, mantendo alguns cuidados essenciais, é possível minimizar as chances de ser acometido pelas doenças respiratórias.

 

Em geral, para fortalecer o sistema imunológico durante a estação, é necessário se hidratar adequadamente, ter uma alimentação saudável e não ficar em ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas. O médico ainda ressalta que essa recomendação vale tanto para as doenças mais comuns do sistema respiratório quanto para a Covid-19.

 

Higienizar as mãos com frequência, utilizar máscaras e manter a vacinação em dia são outros hábitos que precisam ser levados a sério pela população. E em casa, ações como manter a circulação do ar, limpar bem os objetos e cômodos e lavar as roupas e cobertores de inverno antes de usar ajudam a evitar doenças ou alergias”, orienta.

 

Em relação aos sintomas mais frequentes das infecções das vias respiratórias, doutor Márcio comenta que eles variam conforme a enfermidade, porém, são mais sentidos em regiões específicas do corpo, como cabeça, no caso da sinusite, e garganta, na faringite e laringite. Febre, tosse, secreção e rouquidão também são comuns. “Ao sentir esses sintomas, a indicação é procurar uma orientação médica para saber como proceder da maneira correta. Outra dica importante é evitar a automedicação”, finaliza.

 

Vale lembrar que ainda estamos só no começo do inverno, a estação mais fria do ano teve início no dia 21 de junho e vai até 22 de setembro. De acordo com a Epagri/Ciram, o órgão oficial de meteorologia de Santa Catarina, ainda teremos mais ondas de frio intenso por aqui.

 

Bom frio a todos!


POR: MARIA ESTER – SCC10

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares