Rui Car
23/01/2017 16h10 - Atualizado em 23/01/2017 13h53

Será que a acupuntura pode reduzir o choro excessivo em bebês?

Poderia a acupuntura acalmar bebês com cólicas?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Todos os pais que tiveram um bebê com cólicas sabem que fariam qualquer coisa para aliviar o sofrimento da criança e fazê-la parar de chorar. Isso inclui balançar o bebê até ficar com o braço dormente, dar uma volta de carro no meio da noite e por aí vai.

 

Mas um novo estudo descobriu que a acupuntura pode ser a chave para acalmar um bebê com cólicas.

 

A pesquisa publicada no Acupuncture in Medicine descobriu que a prática pode diminuir o choro excessivo em bebês que sofrem de cólica infantil.

 

Cientistas da Lund University, da Suécia, experimentaram a técnica milenar chinesa em um grupo de bebês que choravam mais de três horas por dia, por três ou mais dias na semana, descobrindo que a acupuntura diminuía muito essas horas de choro.

 

O estudo analisou 147 bebês com idades entre duas e oito semanas, que sofriam com cólicas e foram divididos em três grupos. Dois grupos receberam acupuntura. No primeiro, uma agulha foi inserida a uma profundidade de 3mm por alguns segundos, enquanto no segundo, até cinco agulhas foram inseridas por até 30 segundos.

 

O tempo de choro dos bebês diminuiu em ambos os grupos, mas os pesquisadores descobriram que a acupuntura também acalma os bebês, de forma que o choro tende a ser mais calmo e durar menos, a longo prazo.

 

A Dra. Kajsa Landgren, que liderou o estudo, disse ao The Sun: “A cólica é um problema de cura espontânea, mas pode causar dores nos bebês e muito estresse na família. Muitos pais desesperados querem reduzir esse período extenuante e procuram ajuda na medicina complementar, já que não há medicações eficientes disponíveis. Descobrimos que bebês que recebem acupuntura choram menos”.

 

O objetivo não era acabar com o choro completamente, mas reduzir o seu excesso.

 

“O choro é a comunicação natural de um bebê, então o objetivo do tratamento é reduzi-lo a níveis normais”, disseram os pesquisadores sobre o resultado dos estudos.

 

“A acupuntura pode ser um tratamento eficiente para crianças que choram mais de três horas por dia.”

 

Você faria acupuntura no seu bebê? [Foto: Getty]
 

Mas nem todos os especialistas concordam que há provas suficientes para considerar esse tratamento uma abordagem segura e eficiente na redução do choro.

 

O professor David Colquhoun, farmacologista da University College London, disse: “Que pais achariam que enfiar agulhas em seu bebê faria ele parar de chorar?”

 

“A ideia parece bizarra. Esse artigo certamente não garante que o tratamento funciona.”

 

A cólica infantil afeta um a cada cinco bebês, e mesmo que seja inofensiva, ela é muito dolorosa para a criança e frustrante para os pais. Embora o choro frequente costume diminuir quando o bebê chega aos seis meses de idade, os pais podem muitas vezes se sentir impotentes e incapazes de acalmar a criança.

 

As causas da cólica infantil são desconhecidas, mas alguns especialistas acreditam que a indigestão, gases ou uma sensibilidade ao leite materno podem ser fatores contribuintes.

 

Em termos de tratamento, o site do NHS recomenda algumas técnicas, incluindo segurar seu bebê durante um episódio de choro intenso, fazê-lo arrotar após amamentar, balançando-o delicadamente por cima do ombro e massageando sua barriga.

 

 

Marie Claire Dorking
Yahoo Style UK

Justen Celulares