Rui Car
30/10/2017 11h05 - Atualizado em 30/10/2017 11h12

Silvio Santos brinca em vídeo e diz que vai levar cracolândia para terreno que disputa em São Paulo

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Um terreno em São Paulo está sendo alvo de uma disputa entre o interesse público e o privado. Enquanto Silvio Santos, dono do patrimônio em questão, vizinho ao Teatro Oficina, no bairro do Bexiga, quer implantar um projeto com grandes torres na área, José Celso Martinez Correa, o Zé Celso, criador da Companhia do Teatro Oficina, pede para quem a área se transforme em um parque verde para os moradores da cidade de São Paulo.

 

Ambos apresentaram seus objetivos durante uma reunião que teria ocorrido no último sábado entre eles e o prefeito de São Paulo, João Dória. No encontro, que foi registrado em vídeo, Silvio Santos brinca com Zé Celso duas vezes afirmando, entre risos, que vai transferir a cracolândia para o terreno se não conseguir implantar seus projetos. “Vou levar a drogalândia…como é? Cracolândia pra lá, aí eu quero ver”, diz, rindo. O dono do SBT comenta ainda que pagou caro pela área e precisa rentabilizar o investimento. “A gente vive numa democracia e o terreno é minha propriedade”, completa.

 

Por sua vez, Zé Celso argumenta que a cidade já tem muito concreto e que o espaço é a última alternativa de um parque verde na região. “Prefeito, eu tenho 80 anos, Silvio tem mais, a gente nem vai ver o resultado disso, mas a cidade vai, a cidade fica aí, depois de nós e a cidade de São Paulo precisa de mais áreas verdes, ela não aguenta mais tanto shopping, tanto carro, tanto concreto”, explica. Ele acrescenta que o parque verde poderá receber tendas para festivais de música, teatro e circo. “Não precisa construir nada”, ressalta.

 

Dória escuta as argumentações e indica que é simpático a criação de um complexo com shopping e hotel. “Assim, o proprietário consegue ativos, lucro e a cidade ganha um espaço de lazer. Não temos dinheiro para comprar um terreno”, comenta. Zé Celso, contudo, replica afirmando que um shopping não acrescenta nada para a cidade. O impasse não se resolve durante as filmagens, mas Silvio Santos está ganhando a disputa. Na última semana, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) aprovou a construção de três edifícios, por parte do Grupo Silvio Santos, no terreno ao lado do Teatro Oficina.

 

Teatro Oficina

 

A companhia Teatro Oficina foi inaugurada em 1958 por vários artistas, entre eles o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. Um ano após ter sua sede destruída por um incêndio, em 1966, o teatro renasceu com um novo projeto assinado pela arquiteta brasileira, Lina Bo Bardi. O teatro, listado pelo jornal inglês The Guardian como um dos melhores do mundo, é tombado pelo Condephaat desde 1982, enquanto a área em seu entorno pertence ao dono do SBT. 

 

 

 

 

Diário de Pernambuco

Justen Celulares