Rui Car
11/10/2017 09h55 - Atualizado em 11/10/2017 08h17

Sinais de que você pode estar enfrentando problemas de saúde mental

Será que você pode estar enfrentando problemas de saúde mental sem se dar conta disso?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Todos nós seríamos capazes de identificar algum tipo de problema de saúde mental em nossas próprias vidas, não?

 

A tristeza, a desesperança e o desamparo são alguns dos sinais que nós provavelmente procuraríamos, mas e se você começasse a ter falta de ar ou a sentir dores aleatórias no estômago?

 

Será que você pode estar enfrentando problemas de saúde mental sem saber?

 

“As condições de saúde mental costumam ser descritas como ‘doenças invisíveis’, mas muitas, como a depressão e a ansiedade, também apresentam sintomas físicos menos conhecidos,” diz Stephen Buckley, da organização Mind.

 

“Por exemplo, alguém com um transtorno de ansiedade pode experimentar sudorese, palpitações, dores de cabeça, cólicas estomacais ou problemas na pele, nos cabelos e nas unhas. Você também pode notar mudanças comportamentais,” ele continua.

 

Quanto mais cedo você conseguir identificar os sinais e sintomas que podem indicar um problema de saúde mental, mais rápido conseguirá buscar ajuda e voltar a ter uma vida mais feliz e saudável.

 

“Em um período de um ano, uma em cada quatro pessoas irá passar por um problema de saúde mental,” explica Stephen. “Apesar da alta prevalência, sabemos que muitas pessoas não buscam ajuda”.

 

“Infelizmente ainda há um estigma, mas problemas de saúde mental não são motivo de vergonha, e há tratamentos disponíveis, então converse com seu médico, se isso lhe preocupa. Assim, se necessário, você pode começar a receber o tratamento adequado, para iniciar o processo de recuperação”.

 

Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, em 10 de outubro de 2017, nós listamos alguns dos sinais mais surpreendentes de que você pode estar sofrendo de uma condição de saúde mental – e o que fazer se você tiver esta suspeita.

 

A falta de ar pode ser um sinal de que você está sofrendo de um problema de saúde mental? [Imagem: Pexels]
 
 

Isolamento

De acordo com David Brudö, cofundador e CEO do aplicativo Remente, voltado para o bem-estar mental e desenvolvimento pessoal de seus usuários, distanciar-se de amigos e familiares pode ser um indicador de que a sua saúde mental está sofrendo.

 

Falta de ar

“Costumamos associar a falta de ar a um problema de saúde física, ou simplesmente a estar fora de forma,” diz Stephen Buckley. “Mas isso também pode ser um sinal de um problema de saúde mental, como o transtorno de ansiedade ou os ataques de pânico”.

 

Falta de motivação

Você não consegue se preparar adequadamente para aquela reunião importante? Não está obtendo bons resultados na escola ou em sua carreira? “Todos nós podemos nos sentir desmotivados, mas se esta sensação persistir por muito tempo, este pode ser um problema,” aconselha David Brudö.

 

Bruxismo

Ranger os dentes durante o sono não soa como algo grave, mas você sabia que o bruxismo pode ser um sinal de uma doença mental? “Ranger os dentes é algo que costuma andar de mãos dadas com a ansiedade, da mesma forma que muitos de nós apertam a mandíbula quando estamos nos sentindo estressados,” explica Stephen Buckley.

 

Falta de entusiasmo

Ryan Gosling (ou qualquer celebridade da sua preferência) te liga, mas você nem se importa. “Parar de se dedicar a suas atividades preferidas e a coisas que você costumava apreciar, pode ser um indicador,” explica David Brudö. “Você pode se sentir para baixo e nervoso”.

 

Dores de cabeça

Podemos associar as dores de cabeça à ressaca, mas também são um sintoma comum de estresse. “Em doses pequenas, a pressão pode ser uma coisa benéfica, aumentando nosso nível de adrenalina e nos ajudando a cumprir prazos,” diz Stephen Buckley. “No entanto, a exposição prolongada ao estresse incontrolável pode levar a diversos problemas de saúde física e afetar negativamente a saúde mental”.

Não conseguir dormir ou dormir demais podem ser sinais disfarçados de problemas de saúde mental. [Imagem: Pexels]
 
 

Perda da libido

Não está interessado no que acontece entre quatro paredes? Sua saúde mental pode ser a causa. “É comum que pessoas com depressão e ansiedade sintam uma queda em seu apetite sexual, e este também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, como os antidepressivos,” diz Stephen Buckley.

 

Não conseguir dormir ou dormir demais

“Muitas pessoas relatam que dormem demais ou muito pouco, quando não estão bem mentalmente,” diz Stephen Buckley. “O sono e a saúde mental têm um relacionamento de mão dupla: as pessoas com problemas de saúde mental são mais propensas a dificuldades para dormir, e os problemas de sono podem impactar negativamente o nosso bem-estar mental, especialmente se não estamos conseguindo dormir o suficiente”. “Certos antidepressivos também podem causar sonolência”.

 

Bebida alcoólica

Ingerir muito álcool pode ser um sinal de que você está estressado, com depressão ou ansiedade. “Muitas pessoas usam o álcool como um mecanismo de enfrentamento, mas, como um depressor, ele tende a piorar a situação, então resista à vontade de aumentar o consumo e beba com moderação,” aconselha Stephen Buckley.

 

Afastamento do convívio social

Você costumava ser ativo nas redes sociais, mas não entra há dias? Pode ser um bom momento para avaliar o seu bem-estar mental. “Muitas pessoas, incluindo aquelas que normalmente são extrovertidas e sociáveis, se afastam dos amigos quando estão enfrentando problemas de saúde mental,” explica Stephen Buckley. “No entanto, falar sobre o que você está sentindo com uma pessoa da sua confiança pode ajudar muito”.

 

Dificuldade para manter as finanças em dia

De acordo com Stephen Buckley, sintomas de certos problemas de saúde mental podem aumentar a chance de você se afundar em dívidas. “O transtorno bipolar pode fazer com que as pessoas gastem quantias extravagantes durante uma fase maníaca ou depressiva. A ansiedade pode fazer com que seja difícil conversar com os credores sobre os problemas financeiros, e muitas pessoas relatam ter chegado ao fundo do poço em vez de pedir ajuda no começo”.

 

Irritabilidade

Você está ficando irritado com mais facilidade do que antes? “A raiva pode ser um problema, se você não a controla, se ela surge com frequência e impacta os seus relacionamentos, ou até se faz com que você se machuque por meio de autolesões ou do abuso de álcool e outras substâncias,” diz David Brudö.

A falta de motivação no trabalho pode ser um indicativo de que seu bem-estar mental está prejudicado? [Imagem: Pexels]
 
 

O que fazer se você acha que pode estar enfrentando um problema de saúde mental

Experimente o Mindfulness

Se você sofre de ansiedade, provavelmente pensa no futuro imaginando os piores cenários possíveis. Por isso, é essencial buscar métodos e técnicas que ajudem a gerenciar esta ansiedade, para conseguir controlá-la. “Viver o momento, fazendo uso das técnicas da atenção plena, é uma ótima maneira de garantir que a sua ansiedade não o domine,” aconselha David Brudö. “Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que 85% das pessoas que passam alguns minutos meditando e mantendo o foco no presente são mais bem-sucedidas na gestão do estresse e da ansiedade”.

 

Reoriente seu cérebro

“Quando você está no meio de um ataque do pânico, seu cérebro luta para manter o foco em qualquer coisa que não seja aquela sensação imediata de pânico”. “Apesar disso, se você começar a nomear cada sensação que experimenta, como ‘é difícil respirar’ ou ‘eu quero chorar quando isso acontece’, pode ajudar a reorientar seu cérebro e reduzir o sentimento de pânico,” aconselha David Brudö. Manter uma boa postura também pode ajudar. “Endireite a coluna e mantenha-se ereto. Esse truque não apenas faz você se sentir com mais poder e controle, mas também tem o efeito físico de proporcionar mais espaço para respirar,” explica ele.

 

Faça um detox das redes sociais

Um estudo realizado pela Flurry, envolvendo 500 mil aplicativos em 1,3 bilhão de dispositivos móveis, descobriu que o número de viciados em celulares aumentou incríveis 123% no último ano. “Conforme mais pessoas ficam viciadas em seus celulares, naturalmente o número de indivíduos com ataques de ansiedade ao serem separados de seus dispositivos, também aumenta de forma significativa,” explica David Brudö.

 

“Os sinais mais óbvios surgem quando você sente que precisa levar o celular para todo lugar que for, e precisa ficar checando-o constantemente. Se você sentir que está perdendo o controle, faça as seguintes perguntas a si mesmo: se você não estiver com o seu telefone, vai se sentir desconfortável e incomodado? Ficar sem bateria ou 3G é uma situação que o assusta? “Além disso, observe quando o uso do celular começa a causar um impacto negativo nas suas conversas e relacionamentos. Um relatório da Universidade de Essex descobriu que nossos telefones podem prejudicar nossos relacionamentos mais próximos”.

 

Mexa-se

“Além da terapia e da medicação, os exercícios são uma excelente forma de melhorar a saúde física e mental,” explica Stephen Buckley.

 

Converse com as pessoas e busque ajuda

“A principal razão pela qual as pessoas sentem medo de buscar tratamento para problemas de saúde mental é o estigma que ainda envolve o assunto,” diz David Brudö. “Muitos de nós sentimos vergonha dos nossos sintomas, ou acreditamos que buscar ajuda demonstra fraqueza. Isso é especialmente verdade para os homens, que costumam acreditar que são invencíveis e nunca precisam de ajuda”.

 

“Além disso, muitas pessoas não sabem ao certo o que constitui um problema de saúde mental, e em que ponto é preciso buscar ajuda. Muitas vezes classificamos nossos problemas como pouco importantes ou insignificantes, principalmente devido ao medo de confrontar o nosso lado obscuro e ser rotulado como ‘alguém com doença mental’.”

 

No entanto, buscar ajuda é a melhor maneira de iniciar o processo de recuperação. Você pode conversar com pessoas de confiança, sejam amigos ou familiares, e explicar seu caso para um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para receber a atenção adequada.

Justen Celulares