Rui Car
25/12/2018 09h14

Sobrou muita comida do Natal? Aqui estão algumas ideias para não deixar nada estragar

Sobrou carne? Pão? Camarão?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Se há um fenômeno que se repete todo ano no Natal é o do “comprador descontrolado”, que acaba colocando muito mais comida em casa do que seria possível comer. Por mais que avós, tios e até os primos vegetarianos insistam, não se pode evitar a montanha de sobras depois das festas. A solução seria, obviamente, fazer um carrinho de compras mais racional. Mas como isso é quase sempre impossível, vamos seguir por outro caminho: tentar tirar vantagem de qualquer coisa que ficou na mesa, aguardando sem muitas esperanças que alguém coma…

 

(Foto: Public Domain Pictures)
 
 

Sobrou peru… Um clássico: muitas entradas fazem com que sobre pouca fome para o prato principal. No entanto, o peru (e as aves em geral) é um dos problemas de solução mais simples. Os americanos já têm a resposta: no dia seguinte ao da Ação de Graças, eles preparam alguns sanduíches espetaculares com a carne da ave desfiada.

 

Sobrou torrone… Todo aquele trabalho para cortar o torrone e, no final, ninguém come. Os torrones mais duros podem ser triturados para se tornar o ingrediente surpresa de um bolo muito gostoso. Já os macios, por sua vez, são ideais para fazer um delicioso creme.

 

Sobrou camarão… Entre os aperitivos de Natal, os frutos do mar são, sem dúvida, os mais delicados e alarmantes. Se você deixou alguns camarões intocados no prato, pode ficar tranquilo: no dia seguinte, eles podem ser o destaque de uma saborosa salada, ou até mesmo o recheio de alguns deliciosos croquetes.

 

(Foto: Wikipedia) Sobraram biscoitos amanteigados…  Da mesma forma que o torrone, a lenda dos biscoitos errantes, que passam de mão em mão sem que ninguém termine de come-los, é uma tradição todo Natal. Não tem problema: eles podem ser o ingrediente principal de uma caçarola surpreendente, deixando a farinha de lado e colocando os biscoitos amassados em seu lugar.
 
 

Sobrou peixe… Embora alguém tenha avisado que um prato principal era suficiente, no final cozinharam dois. No caso do peru, nós já vimos as possibilidades. A boa notícia é que o peixe também tem salvação: ele pode ser o ingrediente principal de uma sopa capaz de tranquilizar nossos estômagos depois de uma noite de excessos.

 

Sobrou salada de frutas… Até que preparar uma sobremesa mais leve para dormir foi uma boa ideia. Mas a verdade é que muitos desistem dela para ir diretamente aos licores. Não tem problema: você pode fazer alguns deliciosos shakes com as sobras das frutas.

 

(Foto: Pixabay)
 
 

Sobrou champanhe… Uma vez aberto, mesmo que você o tampe com o maior cuidado para não deixar o gás ir embora, ele vai ficar ruim. O melhor é usar o champanhe para fazer um sorvete muito gostoso ou mesmo como uma alternativa ao vinho branco e à cerveja na preparação de guisados de carne.

 

Sobraram frios… A mesa depois de um jantar de Natal é semelhante à paisagem depois de uma batalha. Há restos de comida por todo lado, e você observa, desolado, que há vestígios de frios em todos os lugares. O que você acha de salvá-los do lixo, dando-lhes uma nova vida adicionando-os em uma salada verde?

 

Sobrou salmão defumado… Embora pareça que todos gostaram, a verdade é que, no fim, sobrou meia bandeja de salmão defumado. É uma boa oportunidade para reutilizá-lo como a base de um creme que será aquela entrada especial no dia seguinte. O que você acha?

 

Sobrou pão… É sempre assim, seja Natal, aniversário do seu gato ou um jantar com os amigos da escola. Sempre há muito pão porque tendemos a comprar demais. Se tivermos paciência e não nos importarmos em gastar algum tempo com a faca, esses restos secos e duros podem se transformar em apetitosas migas, um prato típico da Península Ibérica.

 

 

Javier Sánchez

Justen Celulares