Rui Car
17/04/2019 09h55 - Atualizado em 17/04/2019 08h51

Soneca do café: a técnica que mistura cafeína e cochilo para eliminar o sono

Uma pausa para o café é a nova maneira de reabastecer as energias?

Assistência Familiar Alto Vale
Por Lydia Smith - Yahoo!

Por Lydia Smith - Yahoo!

Delta Ativa

Nada pior uma noite mal dormida. O dia seguinte é aquela luta contra o cansaço, a dificuldade em se concentrar e a falta de energia. Mas a “soneca do café”, uma combinação literal, pode ser o que você precisa para recarregar as baterias e tocar sua vida (sem sofrer muito).

 

O que exatamente é uma soneca do café?

É exatamente o que o nome diz. Você consome uma bebida com cafeína e depois se prepara para uma soneca de 20 ou 30 minutos, que é considerado o período ideal de descanso para melhorar o estado de alerta, desempenho e humor, de acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

 

Acredita-se que essa técnica aumente os níveis de energia por causa de seu efeito sobre a adenosina, uma substância química que promove o sono. “Os níveis se acumulam quando você está acordado, fazendo com que você se sinta cansado. Quando você adormece,  eles diminuem”, explica o farmacêutico Abbas Kanani.

 

“O café ajuda a lhe manter acordado evitando que a adenosina se ligue aos receptores, sem deixá-lo sonolento”, explica Kanani. “Tirar uma soneca diminui naturalmente os níveis de adenosina, e isso, combinado com cafeína lutando para que a adenosina não se ligue aos receptores, pode lhe deixar mais alerta durante o dia.”

 

Você não precisa se preocupar se não conseguir dormir pouco antes de tomar café, já que os efeitos estimulantes surgem em torno de 20 a 30 minutos após o consumo da bebida, acrescenta ele.

 

[Foto: Getty]
 

Em teoria, funciona

Seu corpo vai sentir o efeito da cafeína horas depois, já que uma quantidade moderada – uma xícara de café – leva até cinco horas para sair do sistema.

 

Chloe Hall, nutricionista da Associação Britânica de Dietética, aponta que, na verdade, pode ser mais benéfico dormir primeiro e depois tomar uma bebida com cafeína.

 

“A cafeína pode melhorar o estado de alerta a curto prazo, mas também pode interferir no sono, então eu diria que tirar uma soneca primeiro e depois tomar uma xícara de café pode ser mais benéfico”, diz ela.

 

Há poucos dados para apoiar essa teoria

Apesar da ideia soar muito boa, há pouca pesquisa para confirmar a teoria.

 

Em 2003, um estudo sugeriu que um cochilo combinado com cafeína reduziria mais os níveis de sonolência nos participantes do que apenas um cochilo normal. No entanto, apenas 10 adultos participaram do estudo.

 

Uma outra pesquisa de 1997 também descobriu que consumir 200mg de cafeína antes de uma soneca de 15 minutos ajudava a melhorar o estado de alerta em 12 indivíduos que participaram do experimento.

 

Acredita-se que tomar café e depois tirar uma soneca é uma boa maneira de melhorar o estado de alerta durante o dia. Fonte: Getty
 

Tenha cuidado para não exagerar na ingestão de cafeína

Quando estamos cansados, é tentador recorrer ao café toda vez que nos sentimos sonolentos. É importante não beber muito café, caso contrário, ele vai acabar afetando a qualidade do seu sono e levando a problemas de saúde, acrescenta Hall.

 

“Cerca de 400mg de cafeína por dia, equivalente a cerca de 4 ou 5 xícaras de café, é considerado seguro, mas depende do indivíduo”, diz ela. “Aconselhamos as mulheres grávidas a restringirem a cafeína para, no máximo, 200mg por dia. Além disso, algumas pessoas também são mais sensíveis aos efeitos da cafeína.”

 

Muita cafeína pode afetar as pessoas de maneiras diferentes, mas pode resultar em ansiedade, dores de cabeça, tremores e problemas intestinais, como diarreia.

Justen Celulares