Rui Car
30/01/2017 10h45 - Atualizado em 30/01/2017 08h23

Tomar banho todos os dias faz mal para a saúde?

Mas não tomar banho todos os dias? É uma decisão difícil.

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Dizem que por volta dos séculos XVI e XVII, o banho era considerado uma extravagância das elites. Hoje, em 2017, é considerado espantoso quando alguém não costuma tomar banho diariamente. Sim, é bom estar sempre fresquinha, cheirando a hortelã, camomila ou seja lá qual for seu sabonete preferido, mas a prática de tomar banhos diários pode não ser muito boa para a nossa saúde.

 

Alguns pesquisadores acreditam que banhos em “excesso” podem danificar o que eles chamam de microbioma humano, que é a coleção de micróbios, bactérias e vírus que vivem em nossos corpos.

 

[Foto: Getty/www.boelke-art.de]
 
 

Embora isso pareça estranho, todos esses organismos desempenham um papel importante na nossa saúde, e de acordo com o Centro de Ciência e Genética da Universidade de Utah, “perturbar esse ecossistema microbial, pode causar doenças”.

 

O novo estudo, publicado pela Science Advances, descobriu que tomar muitos banhos pode prejudicar esses micro-organismos que nos protegem.

 

Um estudo sobre os moradores da aldeia Yanomami, da Amazônia, que há pouco tempo não tinham contato com povos ocidentais, mostrou que eles possuíam “um microbioma com a maior diversidade de bactérias e funções genéticas já registrada em um grupo de humanos”.

 

E apesar de não terem qualquer contato com antibióticos como nós os conhecemos nos países desenvolvidos, as pessoas tinham bactérias resistentes a antibióticos.

 

[Foto: Getty/esthAlto/Frederic Cirou]
 

Assim, o estudo concluiu que a “ocidentalização diminui significativamente a diversidade microbiana em humanos”.

 

A descoberta não foi uma surpresa, pois os cientistas já estavam se perguntando há um tempo se tomar banho diariamente faz bem para o nosso sistema imunológico.

 

[Foto: Getty/Science Photo Library – SCIEPRO]
 

Dave Whitlock, engenheiro químico pós graduado pelo MIT, é tão favorável a essa ideia, que não toma banho há 12 anos.

 

Sua empresa, AOBiome, visa “reincorporar as bactérias oxidantes em amônia à biologia humana, com o objetivo de torná-las mais saudáveis”, diz o Mail Online. “A higiene moderna tem empobrecido seletivamente o equilíbrio natural das bactérias no nosso corpo, afetando essas em particular”.

 

“Ao restaurar essas bactérias aos seus níveis adequados, acreditamos que podemos nos tornar imunes a várias doenças”.

 

Então, em outras palavras, talvez a sujeira que tiramos do corpo debaixo do chuveiro pode vir a nos proteger de doenças.

 

Mas não tomar banho todos os dias? É uma decisão difícil.

 

 

Alice Sholl
Yahoo Style UK

Justen Celulares