Rui Car
14/12/2020 14h23

Udolino Campestrini, organizador da Festitália, morre por Covid-19 em Blumenau

Figura conhecida pelo engajamento na manutenção das tradições italianas

Assistência Familiar Alto Vale
Morre Udolino Campestrini, presidente do Lira Circolo Italiano e um dos organizadores da Festitália em Blumenau (Foto: Divulgação)

Morre Udolino Campestrini, presidente do Lira Circolo Italiano e um dos organizadores da Festitália em Blumenau (Foto: Divulgação)

Delta Ativa

Morreu na madrugada desta segunda-feira (14) o presidente do Lira Circolo Italiano de Blumenau e um dos organizadores da tradicional Festitália, Udolino Campestrini. Aos 66 anos, ele não resistiu às complicações causadas pela Covid-19.

 

A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau. Udo, como era conhecido, estava internado desde o dia 11 de novembro no hospital Santa Isabel.

 

No dia 22, por conta de complicações, foi transferido para a UTI. Ele se tornou o 229º blumenauense a morrer pela doença causada pelo coronavírus.  

 

Campestrini era figura fundamental na manutenção das tradições dos imigrantes italianos em meio a germânica Blumenau. Ativista cultural, participava de grupos de canto e de teatro amador, todos de vertente italiana.

 

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais Rodrigo Ramos se manifestou nas redes sociais e ressaltou que a bandeira de Blumenau que fica em frente ao órgão ficará a meio mastro por trÊs das, em sinal de luto.

 

“Uma pessoa alegre, sempre parceiro nas ações culturais. A ele, nosso agradecimento, oração e aplausos, de agradecimento, por tudo que fez durante o tempo em que esteve conosco”, comentou Ramos.

 

A prefeitura de Blumenau também emitiu uma Nota de Pesar lamentando a perda de Udo Campestrini e desejando conforto aos familiares e amigos.

 

Leia a nota na íntegra:

 

“A Prefeitura de Blumenau informa com pesar que recebeu a notícia do falecimento de Udolino Campestrini, empresário do ramo de contabilidade e presidente do Lira Circolo Italiano, que tinha 66 anos. Campestrini era um dos principais fomentadores da cultura italiana na nossa cidade, sendo o responsável pela organização da tradicional Festitália.

 

Nascido em Rio dos Cedros, escolheu Blumenau para trabalhar e é muito querido pela comunidade. ‘Udolino carregava com muito orgulho a história dos italianos no Brasil e em Blumenau. Lamentamos enquanto cidade o falecimento dele e que Deus conforte o coração dos amigos e familiares nesse momento difícil’, lamentou o prefeito Mario Hildebrandt.”

 

O velório ocorre durante a tarde desta segunda-feira (14) no Cemitério São José e o enterro está marcado para às 16h. Ele deixa esposa, duas filhas e três netos.


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares